Garimpo ilegal em terra Yanomami ao longo do rio Mucajaí / Foto: Fernando Frazão/ABr /
A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados discute, nesta quinta-feira (18), as ações da Casa de Governo voltadas ao combate ao garimpo ilegal. Também serão discutidas denúncias de abusos cometidos em Roraima contra moradores e servidores públicos na região dos municípios de Mucajaí e Alto Alegre, especialmente na Vila Samaúma.
A Casa de Governo foi criada pela União, em 2024, para gerenciar a atuação integrada de órgãos como Polícia Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e vários ministérios.
O debate foi solicitado pelo deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR) e está marcado para as 10 horas, no plenário 12.
Foram convidados para a audiência:
- Nilton Tubino - Diretor da Casa de Governo;
- Eliabe Guedes Furtado - Coordenador-Geral de operações da Diretoria da Força Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública;
- João Paulo Correia Silva - Chefe do Serviço de Repressão aos Crimes Contra os Povos Originários da Polícia Federal;
- Marcelo David de Lima Carvalho - Chefe do Setor de Enfrentamento aos Crimes Ambientais da Polícia Rodoviária Federal;
- Hugo Leonardo Cunha Rodrigues - Superintendente de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT;
- Chiquinho Rufino - Prefeito de Mucajaí;
- Adãozinho da Samaúma - Vereador de Mucajaí;
- Comandante Elielma - Vereadora de Mucajaí;
- Wagner Nunes - Prefeito de Alto Alegre;
- Francisco (Bentivi) - Administrador regional da Vila Samaúma.
FONTE: AGÊNCIA CÂMARA