O evento é financiado pelo Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc / Foto: Divulgação /
Um encontro cultural que homenageia as mulheres roraimenses, empreendedoras, criativas, guerreiras e resilientes – que em meio ao anonimato – fazem da arte o seu principal meio de vida. É assim que podemos definir o I Festival Coisas das Hermínias, que acontecerá no dia 27 de setembro, das 8h às 12h, no Colégio Estadual Militarizado Doutor Hitller Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade.
Feiras criativas, oficinas, palestras, apresentações culturais, entre outras atrações marcarão a realização do evento.
Com recurso financiado pela Política Nacional Aldir Blanc, programa do Governo Federal, executado pelo Ministério da Cultura (MEC), o festival é gratuito e será aberto ao público.
“Mais que um festival, um movimento que transformará talento em oportunidade com foco no resgate da autoestima. Tenho certeza que a partir deste grande acontecimento construiremos um novo rumo na história de 42 mulheres empreendedoras”, destacou a responsável pelo projeto, Débora Cristina Sousa.
Recentemente a organização realizou um encontro com todas as participantes com informações referentes ao evento. “Foi um momento bastante descontraído e proveitoso, no qual, todas as empreendedoras tiveram a oportunidade de se conhecerem e trocarem experiências profissionais. Lá também definimos os stands, por meio de sorteio. Tudo está sendo feito na máxima transparência possível para que todas essas mulheres se sintam prestigiadas”, enfatizou Débora.
Sobre o Festival
A ideia para a realização do I Festival Coisas das Hermínias foi inspirada na peça teatral “Minha Mãe é uma Peça”, interpretada pelo saudoso ator nacional Paulo Gustavo, falecido em 2021, em decorrência da Covid-19.
O evento contará com a participação de quarenta e dois expositores com diversos produtos voltados ao artesanato, a área da moda, gastronomia, dentre outros serviços. “São empreendedoras anônimas que terão a oportunidade de expor para toda a sociedade os seus talentos. O processo de seleção delas foi bem criterioso que foi feito por meio do aplicativo de relacionamento Instagram, no endereço eletrônico @festival_hrminias”, informou.
Serviços
O I Festival Coisas das Hermínias contará ainda com serviços gratuitos voltados a comunidade com serviços de beleza, como cortes de cabelo femininos e masculinos, manicure, limpeza de pele, sorteio de brindes e de aplicação de massagens terapêuticas, aplicação de ventosa, doação de mudas de plantas ornamentais, atendimentos jurídicos e psicológicos, bem como a doação de perucas para mulheres com câncer, aulas de defesa pessoal e de dança, oficinas de arte em pasta americana, de biscuit, de colocação de bobs de cabelo, de toucas de cetim entre outros serviços.
Apoio
O I Festival Coisas das Hermínias é financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de 2025. O evento conta com a realização do Colégio Estadual Militarizado Doutor Luiz Hitller Brito de Lucena, e com o apoio do Governo de Roraima, por intermédio da Secretária de Estado da Cultura e Turismo de Roraima (Secult-RR), Secretária do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes-RR), Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Secretária Especial da Mulher, Secretaria de Estado das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios (SeCidades-RR), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh-RR), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater-RR), Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima (Seed-RR), Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), Secretária de Estado da Saúde (Sesau-RR), Posto de Saúde Délio Tupinanbá e Conselho Estadual de Cultura de Roraima (CEC-RR).
JÂNIO TAVARES