Evento celebra os 15 anos da Licenciatura em Educação no Campo / Foto: Divulgação /
A Universidade Federal de Roraima recebe, a partir desta quarta-feira (17), o VII Seminário Estadual de Educação do Campo de Roraima. O evento acontece no bloco da LEDUCARR e segue até esta sexta-feira (19).
Nesta edição, o seminário reúne pesquisadores, educadores, estudantes, representantes do poder público, agricultores familiares e movimentos sociais para celebrar os 15 anos da Licenciatura em Educação no Campo (LEDUCARR) e os 10 anos do Fórum Estadual de Educação do Campo de Roraima (FOECC/RR).
O lema do seminário em 2025 é “Memória, resistência e futuro na Amazônia roraimense”. Os interessados em participar do evento devem realizar sua inscrição até esta quarta-feira (17) por meio de formulário eletrônico.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) tem assento no FOEEC, representado pela jornalista Vanessa Vieira, e apoia a organização do evento.
A abertura ocorre às 9h com a mesa temática com convidados e a programação segue durante os três dias com painéis, rodas de conversa, palestras, lançamento de livro e grupos de trabalho com temáticas, como “Fechamento e precarização das escolas do campo”, “Trabalho docente na educação do campo”, “Pedagogia da alternância e a construção do educador do campo”, entre outros.
O evento terá também a exibição do documentário “Amazônia, a Nova Minata?”, além de feira da educação do campo com atrações artísticas e atividade de campo, como a visita a Escola Estadual Albino Tavares (Escola Agrotécnica da UFRR).
Segundo a professora da UFRR e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR), Alessandra Rufino, a edição marca um momento de celebração das trajetórias e conquistas desta área em Roraima.
“Vamos debater sobre os desafios e as oportunidades da educação do campo no contexto do ensino, da extensão e da pesquisa, considerando os 15 anos do LEDUCARR e os 10 anos do FOECC/RR. Buscamos também refletir sobre o que o curso precisará fazer daqui para frente”, afirma a professora.
Abordando um pouco mais sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo e do FOECC/RR, a professora destaca a importância desse trabalho protagonizado por ambos nos últimos anos.
“O curso foi implementado em 2010 e formou seis turmas de alunos das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Ciências da Natureza e Matemática. Hoje contribui com a educação básica em todo o estado garantindo a formação de professores para a docência interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Tudo com base na contextualização da realidade vivenciada pelos estudantes das comunidades rurais, dos assentamentos da reforma agrária e das comunidades indígenas. Em relação ao Fórum, coordenado pela professora Maria da Silva Mendonça, os dez anos representam um espaço de articulação e luta por políticas públicas que garantam o direito à educação no campo”, revela Alessandra.
FONTE: PORTAL UFRR