Na ação, foram executados 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista e Iracema / Foto: Divulgação/PF /
A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (16/9), a Operação Cyclic Impetum, contra fraudes em licitações e desvios de recursos públicos. Na ação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista e Iracema, em Roraima.
A investigação teve início a partir de um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou indícios de contratação fraudulenta de uma empresa de fachada ligada a um ex-servidor municipal, com movimentação financeira superior a R$ 6,7 milhões — dos quais R$ 4,8 milhões seriam provenientes do Fundo Municipal de Saúde.
Segundo as apurações, a empresa investigada teria sido utilizada para fraudar processos licitatórios, frustrar a concorrência e lavar dinheiro.
Conforme a Folha de Boa Vista, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados ao ex-prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro, em operação para investigar supostas fraudes em licitações e possíveis desvios de emendas pix.
Os atuais secretários municipais Willys Leal Costa (Saúde), conhecido como DDD, Antonio José dos Santos Filho (Finanças) e um servidor da Comissão Permanente de Licitação (CPL) também foram alvos de busca e apreensão. Os agentes também estiveram na sede da Prefeitura.
PF realiza prisão foragido internacional em Roraima
A Polícia Federal realizou neste domingo (14/9) o cumprimento de mandado de prisão de um nigeriano condenado pelo Tribunal de Júri de São Paulo por homicídio, além de ser suspeito de envolvimento com tráfico internacional de drogas.
Por meio da cooperação com a agência internacional Caricom Impacs, a Polícia Federal identificou um criminoso nigeriano procurado pelo Brasil em um voo com destino à ilha de Santa Lúcia, no Caribe. Após contato com a agência internacional, o homem teve entrada negada em Santa Lúcia e foi retornado ao Suriname, país onde residia.
Durante conexão na Guiana, o setor local de repressão ao tráfico de drogas avaliou o risco representado pelo passageiro e decidiu deportá-lo escoltando-o até a fronteira com o Brasil.
Ao ingressar em território nacional, o foragido foi preso em Bonfim/RR pela equipe de policiais federais.
FONTE: PORTAL PF