Evento nacional, que ocorrerá em outubro, terá como tema central a governança climática e a justiça socioambiental / Foto: Marley Lima /
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) participou, nesta sexta-feira (12), do lançamento do IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, que será sediado no estado de 22 a 24 de outubro, no auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A quarta edição do evento terá como tema “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do Setor Público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), compôs a mesa de autoridades do evento e ressaltou os avanços de Roraima na preservação ambiental.
“Roraima tem mais de 86% do território preservado e um zoneamento recém-aprovado que é referência nacional. Temos avançado em políticas ambientais alinhadas ao Código Florestal e criado milhões de hectares de novas áreas de preservação, mostrando que é possível conciliar proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, somos capazes de criar nosso próprio modelo de sustentabilidade”, destacou.
O deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) também participou da cerimônia e avaliou que o evento contribuirá para projetar Roraima no debate nacional sobre sustentabilidade.
“Nada melhor do que o Estado de Roraima, que tem muitas riquezas minerais e vegetais e está em pleno desenvolvimento, para debater esse tema. Foi citada a exploração de petróleo na Bacia do Rio Tacutu e também a exploração de terras raras no estado, mas todo esse desenvolvimento precisa acontecer de forma guiada pela sustentabilidade e em consonância com a preservação ambiental”, afirmou.
Já o coordenador do congresso, conselheiro Bismarck Dias de Azevedo, enfatizou a relevância da escolha do estado como sede da quarta edição. “A importância desse evento para Roraima é enorme, pois temos a expectativa de receber mais de 300 autoridades de diversas regiões para debater os desafios e problemas ambientais da Amazônia e, principalmente, do estado”, frisou.
Um dos anfitriões do evento, o presidente do TCERR, conselheiro Brito Bezerra, ressaltou a necessidade de aprofundar as discussões sobre sustentabilidade no bioma amazônico.
“Uma pauta mais do que importante é a ambiental. Estamos realizando um evento pré-COP [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas] para que possamos nos aprofundar no bioma amazônico e apresentar políticas públicas às autoridades com mandato eletivo. Não podemos apenas produzir, precisamos produzir com sustentabilidade e manter o meio ambiente”, refletiu Bezerra.
Sobre o congresso
O congresso terá um pavilhão dedicado à bioeconomia, com espaço para expositores apresentarem soluções inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Roraima e na Amazônia. A realização do evento no estado frisa o compromisso dos Tribunais de Contas com a fiscalização de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à proteção do meio ambiente.
ANDERSON CALDAS