Tocando Agora: ...

PF combate esquema de licenças ambientais e transporte ilegal de cassiterita em Roraima

Publicada em: 08/09/2025 08:28 -

Investigação teve início com apreensão de 2 toneladas de cassiterita em Boa Vista / Foto: Divulgação/PF /

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (8), a Operação Ouro Negro para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

A perícia apontou irregularidades em processos ambientais usados para “esquentar” o minério. Foi identificado um esquema de facilitação na emissão de licenças, com o objetivo de legalizar a extração ilegal.

São cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em RR, AM, SP e RJ, além de bloqueio de valores superiores a R$ 265 milhões e suspensão de atividades econômicas de empresas envolvidas.

A ação integra a Operação Libertação, em cumprimento à decisão do STF na ADPF 709, que determina medidas para a desintrusão da Terra Yanomami.

DA REDAÇÃO


Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...