Tocando Agora: ...

Presidente Lula anuncia visita à Terra Yanomami: “Nunca foi um governante lá”

Publicada em: 04/09/2025 17:26 -

A Terra Yanomami sofre com a presença intensa de criminosos, como garimpeiros e madeireiros ilegais / Foto: Ricardo Stuckert/PR /

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (4), que irá visitar a Terra Indígena Yanomami, em Roraima. No primeiro ano de governo, em 2023, foi noticiada uma grave crise de saúde na região, com casos de desnutrição e malária, em decorrência da presença de criminosos na região.

A declaração do petista sobre a visita, ainda sem data definida, acontece durante evento de lançamento do programa Gás do Povo, que vai substituir o Auxílio Gás, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

“Fomos eleitos para cuidar do povo mais necessitado desse país. Eu, por exemplo, tô marcando uma viagem minha agora […] Uma viagem a mais de 500 quilômetros, selva adentro, em Roraima, que eu quero visitar o povo Yanomami no coração da selva amazônica, porque nunca foi um governante lá. E não tem como ir de barco, não tem como ir de estrada, porque não tem estrada”, disse Lula.

A Terra Yanomami sofre com a presença intensa de criminosos, como garimpeiros e madeireiros ilegais. Ainda em 2023, o presidente Lula decretou estado de emergência sanitária e uma série de medidas com o intuito de retirar os invasores da região e garantir o acesso à saúde da população local.

“Dizem que é perigoso ir lá, dizem que é perigoso. Eu vou, porque aqueles indígenas estavam no Brasil antes dos portugueses chegarem aqui. Nós temos a obrigação de tratá-los com respeito. Eles são brasileiros e o presidente tem que estar lá com eles”, completou Lula.

Em 2024, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que indígenas de nove aldeias do território Yanomami estavam contaminados por mercúrio. Os pesquisadores identificaram a presença do metal pesado em amostras de cabelo de aproximadamente 300 pessoas, incluindo crianças e idosos.

Das amostras de cabelo examinadas, 84% registraram níveis de contaminação por mercúrio acima de 2,0 µg/g. Outros 10,8% ficaram acima de 6,0 µg/g, percentual considerado alto.

Segundo a Fiocruz, os indígenas com níveis mais elevados de mercúrio apresentaram déficits cognitivos e danos em nervos nas mãos, braços, pés e pernas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que níveis acima de 6 microgramas de mercúrio por grama de cabelo (μg.g-1 ) podem trazer sérias consequências à saúde.

Lula em Minas Gerais

Com o intuito de recuperar a popularidade, o petista escolheu Belo Horizonte para o lançamento da nova aposta do seu governo, que irá oferecer o botijão de gás de cozinha (GLP) de forma gratuita para a população de baixa renda. Na ocasião, o presidente reforçou que “fomos eleitos para cuidar do povo mais necessitado desse país”.

FONTE: PORTAL METRÓPOLES

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...