Realizado há cerca de 20 anos no IFRR, o evento se consolidou como um espaço aberto de integração com a comunidade / Foto: Neidiana Oliveira /
No próximo dia 4 de setembro, das 14h às 20h, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) realiza mais uma edição do IF Comunidade, desta vez com o tema “Saberes e práticas”.
O evento, que já se consolidou no calendário institucional como um importante espaço de integração entre a instituição e a sociedade, terá uma programação ampla e gratuita. A iniciativa tem como objetivo levar à comunidade os serviços e conhecimentos produzidos no âmbito dos cursos técnicos e superiores, fortalecendo o papel social do IFRR.
Durante o evento, o público poderá participar de atividades educativas, oficinas, atendimentos, orientações e serviços nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cidadania, cultura e tecnologia. Toda a programação será realizada no próprio CBV, reunindo estudantes, professores, técnicos e parceiros externos em um esforço coletivo para compartilhar saberes e promover qualidade de vida à população.
Para a diretora-geral do CBV, professora Luciana Leandro Silva, o IF Comunidade representa mais que um momento de prestação de serviços: uma oportunidade de aproximação efetiva entre o IFRR e a sociedade, reafirmando o compromisso da instituição com a formação cidadã e com a transformação social.
“O IF Comunidade é um dos momentos mais significativos para o nosso instituto, porque aproxima, de forma concreta, a instituição da sociedade. É uma oportunidade em que estudantes, servidores e parceiros externos se unem para levar serviços, conhecimento e experiências que transformam a vida das pessoas. Para o IFRR, é um evento que reafirma nossa missão de promover educação, ciência e cidadania. Para a comunidade, é a certeza de que a escola pública está de portas abertas, atuando lado a lado no fortalecimento da inclusão social, da inovação e do desenvolvimento regional. O IF Comunidade é, sem dúvida, um reflexo do compromisso do IFRR com a sociedade roraimense”, disse.
Segundo a diretora de Extensão do CBV, professora Marlucia de Araujo, o evento consolida as ações de extensão ofertadas pela unidade de ensino. “É o momento de estreitar os laços, aproximando ainda mais do IFRR a comunidade interna e externa, partilhando saberes e práticas da vivência Institucional do ensino, da pesquisa, da ciência e tecnologia por meio da extensão”, declarou.
Ao oferecer à comunidade o que é produzido nas salas de aula, laboratórios e projetos de extensão e pesquisa, o IFRR cumpre sua função social de integrar ensino, pesquisa e extensão, tornando o conhecimento acessível e aplicável ao cotidiano das pessoas. Assim, o IF Comunidade se consolida como um momento de troca e de valorização da cidadania, demonstrando que a educação pública vai além da formação profissional, sendo também um instrumento de inclusão e transformação social.
VIRGINIA ALBUQUERQUE