Tocando Agora: ...

Amazontech 2025 foca em gestão de resíduos para gerar impacto social e ambiental

Publicada em: 27/08/2025 09:09 -

O evento, promovido pelo Sebrae Roraima, segue os mais altos padrões de gestão ambiental e transforma o descarte em uma oportunidade de negócio para empreendedores locais / Foto: Divulgação /

Discutir o futuro da Amazônia exige um compromisso prático com a sustentabilidade. Por isso, o Amazontech 2025 está focado não apenas em ideias, mas em ações concretas para minimizar seu impacto ambiental. Uma das principais frentes de trabalho é a rigorosa gestão de resíduos, que busca aliar a responsabilidade ecológica com a sustentabilidade social, gerando renda para a comunidade local.

Como entidade certificada pela ISO (Organização Internacional para Padronização) em gestão ambiental, o Sebrae Roraima aplica seus elevados padrões de sustentabilidade na realização do Amazontech.

"Nossa prioridade é que o evento tenha um impacto ambiental minimamente possível. Por isso, contratamos uma empresa especializada para fazer toda a gestão dos resíduos, garantindo que o que for descartado seja tratado de forma adequada e sustentável."

Explica Gilma Raquel, analista do Sebrae Roraima que lidera a comissão de sustentabilidade do evento.

O plano vai muito além da coleta seletiva. A iniciativa tem um forte componente social, pois o material reciclável será direcionado para parceiros locais, transformando o que seria lixo em uma fonte de renda.

“Queremos fomentar o empreendedorismo em nossa região. O objetivo do Amazontech é fortalecer a Amazônia, e o que mais representa isso do que destinar nossos resíduos recicláveis para parceiros locais, gerando renda para eles? É a missão do Sebrae, incentivar o pequeno negócio. Então, por que não fazer isso também na hora do descarte?”, questiona Gilma.

Essa abordagem reflete a missão do Sebrae de incentivar pequenos negócios. O evento, que espera 15 mil visitantes, inevitavelmente gerará uma quantidade considerável de resíduos. A gestão desses materiais, desde a coleta até a triagem, será uma operação cuidadosamente planejada.

"Nosso foco é duplo: gerar o mínimo impacto ambiental, mas também destinar o que for possível reutilizar, aproveitar e transformar em renda local. É uma forma de honrar nosso compromisso com a economia verde", reforça a coordenadora.

Para garantir a eficiência do processo, todos os parceiros estão sendo contatados e a empresa contratada fará a triagem e a coordenação da operação de descarte. O evento também investirá na conscientização do público e dos expositores.

“Vamos ter uma estrutura para que o resíduo reciclável seja recebido no melhor estado de conservação possível. Além disso, faremos um trabalho de conscientização com os participantes e expositores, para que todos se engajem nesse processo. Nossa meta é clara: chegar o mais perto de zero possível”, acrescenta Gilma.

Com essa visão de futuro e inclusão, o Amazontech 2025 se estabelece como um modelo prático de como a inovação e o desenvolvimento podem caminhar lado a lado com o respeito ao meio ambiente e à sociedade.

Sobre o Amazontech 2025

Promovido pelo Sebrae Roraima, com parceria da Embrapa, UFRR, FAPERR e os Sebrae’s dos estados da Amazônia Legal, o Amazontech 2025 será realizado em Boa Vista, nos dias 4, 5 e 6 de setembro. O evento reunirá empresas, empreendedores, pesquisadores, autoridades e líderes comunitários do Brasil e de países vizinhos.

Com mais de 20 mil metros quadrados dedicados à inovação e sustentabilidade, o evento contará com mais de 100 atividades, entre seminários, palestras magnas, oficinas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos voltados ao aprendizado e ao networking. Entre os destaques estão o Hackathon (maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas) e a gravação de um podcast exclusivo.

O evento contará ainda com a presença de representantes da Guiana, Equador e Barbados, além de comitivas dos estados do AM, AC, AP, MA, MT, RO, TO e do Sebrae Nacional, reforçando seu caráter internacional e integrador.

Entre os nomes confirmados na programação geral estão Monique Evelle, investidora do Shark Tank Brasil e empreendedora social, e Martha Gabriel, referência nacional em inovação digital.

O Amazontech 2025 é totalmente gratuito e aberto ao público: pequenos e médios empreendedores, startups, pesquisadores, investidores, instituições públicas e privadas, profissionais autônomos e lideranças comunitárias estão convidados a participar dessa grande imersão em inovação e desenvolvimento sustentável.

FONTE: AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS


Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...