Toda ação policial ocorreu nos bairros Liberdade e Mecejana, Zona Oeste da Capital / Foto: Ascom/PCRR /
A PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) com coordenação do Denarc (Departamento de Narcóticos) deflagrou nesta terça-feira, dia 19, a Operação PAMC Music, que resultou na prisão em flagrante de dois homens, sendo o brasileiro R.A.R., de 20 anos, e o músico haitiano H.M., de 44 anos, por tráfico de drogas. Toda ação policial ocorreu nos bairros Liberdade e Mecejana, Zona Oeste da Capital.
De acordo com o delegado titular da DRE, Leonardo Strunz, responsável pelas investigações, os dois homens já tinham antecedentes criminais pelo mesmo delito.
"Ambos são reincidentes. O brasileiro já havia sido preso em 2023 e o haitiano em 2021 pela DRE. Agora, as novas investigações, apontam que os dois estavam em conluio no comércio de entorpecentes", disse o delegado.
Conforme o delegado, os dois investigados foram abordados quando eles se encontravam em frente a uma residência, em uma clara tentativa de tráfico de drogas, no bairro Liberdade.
“O brasileiro sai de sua residência e foi até o carro, onde está o haitiano, momento em que fizemos a abordagem aos dois”, disse o delegado.
Os policiais fizeram as buscas e, no local, foram apreendidos dois tabletes de skunk, uma balança de precisão e dinheiro em espécie, além de porções da mesma substância e uma balança dentro do veículo utilizado pelo haitiano.
Em continuidade, a equipe se deslocou até a residência do haitiano H.M., no bairro Mecejana, onde encontrou mais pacotes de skunk e outra balança de precisão. Ao todo, foram apreendidos mais de dois quilos da droga, três balanças de precisão, um automóvel, aparelhos celulares e dinheiro trocado.
Parte da droga estava escondida dentro de balões, que foram umedecidos por mentol, uma forma utilizada por traficantes para burlarem a ação policial e não serem farejados por cães policiais durante revistas.
Após diligências, os dois suspeitos foram conduzidos à sede da DRE, onde foi lavrado um APF (Auto de Prisão em Flagrante) pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, e apresentados nesta quarta-feira, dia 20, na Audiência de Custódia. O delegado Leonardo Strunz representou pela prisão preventiva dos dois investigados.
OPERAÇÃO PAMC MUSIC
O nome da operação foi batizado em alusão ao fato do haitiano investigado ser músico, cujas produções em plataformas digitais vídeos, enaltecem o uso de drogas, simulacros de armas de fogo e incitam jovens contra a polícia. Os dois homens passaram pela Audiência de Custódia e tiveram as prisões homologadas e convertidas em prisões preventivas, sendo, agora, custodiados na Penitenciária de Monte Cristo.
DENÚNCIAS
O diretor do Denarc, Herbert de Amorim Cardoso reforça a importância de a população continuar confiando na Polícia Civil e denunciando movimentos suspeitos em seus bairros, típicos de tráfico de drogas. Ele colocou à disposição da população o número da DRE para receber denúncias: 95 99126-6347.
"O nosso trabalho reforça a necessidade do apoio da população, para que continue denunciando pontos de vendas de drogas, para que a Polícia Civil continue investigando e desativando esses locais, mantendo a ordem pública. O sigilo é garantido", destacou Cardoso.
_________________________________
EM RORAINÓPOLIS
Forças de Segurança prendem segundo envolvido em roubo após diligências integradas
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Delegacia de Rorainópolis, numa ação integrada com a PPRR (Polícia Penal de Roraima), da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) e a PMRR (Polícia Militar de Roraima) prendeu o segundo envolvido no roubo ocorrido no município, no último domingo, dia 17. A captura de L. S. N., de 21 anos, é resultado da continuidade das diligências realizadas desde a comunicação do crime, em uma ação que mobilizou as forças de segurança pública que atuam em Rorainópolis.
Toda a ação foi coordenada pelo delegado titular de Rorainópolis, Rick Silva e Silva. Segundo ele, logo após o registro do roubo, policiais civis numa ação integrada que envolveu a PMRR, a Inteligência da Polícia Penal e a FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizada) prenderam, em Nova Colina, o principal suspeito do crime, D.T.C., de 27 anos, conhecido como “Limãozinho”. Ele é apontado como autor do roubo à mão armada em um estabelecimento comercial de Rorainópolis e, durante a ação foi preso, também, por tráfico de drogas.
O crime ocorreu por volta das 12h48 de domingo, dia 17, na sede de Rorainópolis. Armado com um revólver calibre 38, o suspeito chegou ao comércio trajando boné preto, camisa cinza e bermuda jeans. Ele empurrou um dos funcionários para dentro do local, apontou a arma contra suas costas e anunciou o assalto. Sob ameaça, exigiu o dinheiro do caixa, levando aproximadamente R$ 400,00 e ainda subtraiu dois aparelhos celulares. Em seguida, ordenou que as vítimas fossem para os fundos do estabelecimento e fugiu. As câmeras de segurança mostraram que um comparsa o aguardava em uma motocicleta nas proximidades.
NOVAS DILIGÊNCIAS
O comparsa de D.T.C., foi identificado como sendo L. S. N., que não foi localizado com o acusado.
“A partir daí iniciamos novas diligências e buscas intensas na região para localizar e prender o segundo suspeito. Ele foi localizado no final da tarde de segunda-feira, dia 18. Estava na casa de uma tia e ao ver a ação policial fugiu, embrenhando-se numa mata. Fizemos buscas, numa ação integrada com a Polícia Penal e a PM, fechamos o cerco e o prendemos”, disse o delegado.
Durante o interrogatório, o suspeito confessou que tinha levado o comparsa até o comércio, ficou esperando próximo e que não sabia que ele iria cometer o roubo.
“Ele detalhou que estava junto com o comparsa, desconhecia que ele iria cometer o crime e negou o uso de arma de fogo. No entanto, as investigações apontam que eles estavam juntos sim, para a prática do crime. A motocicleta usada por ele é de um irmão dele, que está preso na Penitenciária de Rorainópolis”, detalhou o delegado.
L. S. N, foi encaminhado à Delegacia de Rorainópolis, onde foi autuado em Flagrante pelo crime de roubo. Ontem, dia 19, ele foi apresentado na Audiência de Custódia, ocasião em que teve a prisão preventiva decretada e foi encaminhado ao Sistema Prisional.
“Em Rorainópolis as forças de segurança pública estão atuando de forma integrada para combater o crime. São ações importantes que enfrentam criminosos, elucidam crimes e reduz a impunidade”, ressaltou Rick Silva.
_________________________________
NO BAIRRO SANTA LUZIA
Polícia Civil cumpre mandado de prisão de homem condenado por estupro da enteada
Diligências realizadas pela PCRR (Polícia Civil de Roraima) por intermédio da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual) resultaram no cumprimento do mandado de prisão de L.F.D.R., de 61 anos, condenado por estuprar a enteada de 10 anos. O homem foi localizado nesta terça-feira, dia 19, e preso no bairro Santa Luzia, zona oeste de Boa Vista.
A prisão foi coordenada pelo delegado titular da Polinter, Alexandre Matos, em cumprimento a decisão judicial da Vara de crimes contra vulneráveis do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).
L.F.D.R., foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado. Ele foi acusado de, no ano de 2007, violentar sexualmente da enteada por quatro vezes. De acordo com o relatório policial, a genitora da criança se relacionava há cinco anos com o homem e convivia no mesmo ambiente familiar em que a vítima, e seu irmão.
Em outubro de 2007, a avó da vítima compareceu até a DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao adolescente) para relatar que a neta foi vítima de abuso sexual. Segundo relatório policial, a criança contou a situação para uma tia, que não acreditou no relato da vítima. Por não suportar mais as investidas, contou para avó, que a levou até o Conselho Tutelar.
Ao contar o pesadelo que vivia para a avó, a mãe da vítima mandou L.F.D.R. embora da residência, no entanto ele continuou frequentando a casa da família e a ter acesso à vítima e ao seu irmão. Além disso, a vítima relatou que o acusado também colocava seu irmão, que à época possuía cinco anos, para assistir conteúdos pornográficos. O irmão da vítima confirmou que viu o homem praticando atos libidinosos com a vítima, e que chegou a assistir conteúdos adultos com o homem.
A criança já havia sido atendida pelo Conselho tutelar em setembro do mesmo ano, após uma professora abordar o tema assédio sexual contra menores em sala de aula, e perceber mudanças de comportamento na criança.
Conduzida à direção da escola, a vítima confessou que sofreu abusos sexuais do padrasto desde os sete anos. A escola denunciou o fato ao Conselho Tutelar, e informou a avó da vítima o acontecido.
O homem ameaçava matar a vítima e seu irmão para que não contasse a ninguém sobre os fatos.
L.F.D.R., foi preso e condenado pelo crime, que transitou em julgado. O mandado de prisão foi expedido e cumprido pela equipe da Polinter, que o conduziu à sede da unidade especializada em capturas para formalização do mandado. Nesta quarta-feira, dia 20, o homem foi apresentado na Audiência de Custódia.
_________________________________
APÓS BUSCAS
Autor de homicídio se entrega na Delegacia de Baliza
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Delegacia de São João da Baliza, cumpriu o mandado de prisão contra J.S.M., de 30 anos, investigado por assassinar a facadas Ronald Cleidson Carvalho da Silva, de 24 anos, em um bar localizado na sede do município na noite do último sábado, dia 16.
Segundo o Delegado Titular de São João da Baliza, Ricardo André Mendes, as investigações demonstraram que J.S.M. surpreendeu a vítima por trás e desferiu vários golpes de faca, atingindo abdômen e pescoço, resultando no óbito confirmado pelo hospital local. O crime foi cometido de forma traiçoeira e impossibilitou a defesa da vítima, o que caracteriza homicídio qualificado.
Após o crime o suspeito fugiu em uma motocicleta e permaneceu escondido na região. O Delegado Bruno Gabriel, que estava respondendo pela Delegacia no dia do crime, representou de forma célere pela prisão preventiva do autor, que foi decretada pelo Poder Judiciário.
A Polícia Civil intensificou as diligências em diversos pontos da cidade, mapeando possíveis locais de refúgio e mantendo o cerco para que o autor não se evadisse. Temendo represálias e buscando proteger sua família, J.S.M. decidiu se entregar voluntariamente na Delegacia de São João da Baliza na noite de ontem, dia 19, onde o mandado de prisão foi cumprido.
O Delegado Ricardo André ressaltou a importância da atuação rápida e integrada da Polícia Civil.
"Trata-se de um crime bárbaro, praticado de forma covarde, que chocou os moradores de São João da Baliza. Desde o primeiro momento a Polícia Civil atuou de forma diligente para localizar o autor do crime. O trabalho da equipe de investigação garantiu o cumprimento do mandado de prisão e a posterior responsabilização do autor conforme a lei”, afirmou.
J.S.M. foi apresentado nesta quarta-feira, dia 20, na audiência de custódia e está à disposição da Justiça.
DA REDAÇÃO