A competição ocorrerá de 13 a 19 de outubro, em Vitória (ES), reunindo estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil / Foto: Ascom/Sesi-RR /
As equipes de robótica da Escola do Serviço Social da Indústria de Roraima (SESI-RR), Estrela do Norte e Engenheiros em Ação, foram classificadas para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025. A competição, prevista para ocorrer de 13 a 19 de outubro, em Vitória (ES), reunirá estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Coordenada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) na fase estadual, a disputa foi realizada no último sábado (9), na quadra de esportes da Escola do SESI, com participação das equipes do SESI-RR, Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). As equipes competiram em dois níveis de desafio técnico, em uma disputa marcada por talento, inovação e emoção.
No nível 1, as classificadas da Escola do SESI foram: Estrela do Norte, campeã estadual com vaga garantida na nacional; Guarani, conquistando o 3º lugar e Coretech, que recebeu uma premiação extra. No nível 2, o destaque foi a equipe Engenheiros em Ação, campeã geral e classificada para a nacional e Techminds, que recebeu o título de vice-campeã estadual.
Para o aluno Vinicius Rafael Hermógens, do 2º ano do Ensino Médio e integrante da equipe Engenheiros em Ação, o resultado é fruto de dedicação e compromisso. Ele explicou mais sobre o robô e destacou os desafios da competição.
“Nos preparamos desde o ano passado para este momento. Foi um torneio desafiador, com altos e baixos, mas encerramos com a sensação de dever cumprido e a alegria de representar Roraima na nacional. Nosso robô, feito de LEGO EV3 e adaptado pela equipe, é programado para cumprir missões de forma autônoma em uma arena desconhecida, simulando situações de resgate em catástrofes.”
O técnico das equipes, professor Dennis Padilha, comemorou o resultado e ressaltou o esforço coletivo das equipes. “Foram quase três meses intensos de design, programação e estratégias. Tivemos que superar desafios técnicos e de tempo, mas os resultados mostram que estamos no caminho certo. Agora, a meta é conquistar uma vaga para o mundial na Grécia”, destacou.
“Nesta temporada, conquistamos dois primeiros lugares e um segundo lugar, mostrando a força do nosso trabalho. A robótica exige raciocínio lógico, matemática e engenharia, e nossos alunos mostraram excelência. Seguimos com o sonho de chegar ao internacional e valorizar cada vez mais a educação que transformamos no SESI Roraima”, celebrou a diretora da Escola do SESI, Gardênia Cavalcante.
Sobre a OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, que busca estimular jovens a desenvolver competências nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), além de promover valores como trabalho em equipe, inovação e resolução de problemas. As equipes campeãs estaduais nos níveis 1 e 2, além da vaga para a etapa nacional, concorrem a medalhas, certificados, bolsas do CNPq e a uma vaga no maior evento de robótica do mundo.
DA REDAÇÃO