O homem foi localizado e preso na manhã desta quinta-feira (7), na RR 207, zona rural do município de Cantá / Foto: Ascom/PCRR /
Investigações da PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual) culminaram no cumprimento do mandado de prisão contra o enfermeiro E.S.L., de 40 anos, condenado por estupro de vulnerável de um adolescente de 14 anos. O homem foi localizado e preso na manhã desta quinta-feira (7), na RR 207, zona rural do município de Cantá.
A prisão foi cumprida sob a coordenação do delegado titular da Polinter, Alexandre Matos, e em cumprimento à decisão da Vara de Crimes Contra Vulneráveis do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).
Segundo a sentença, os abusos sexuais vieram ao conhecimento da PCRR, no ano de 2012, após uma discussão entre E.S.L. com a mãe da vítima. Na ocasião, o homem afirmou para ela que havia mantido relação sexual com o adolescente e que era portador do vírus HIV.
Segundo apurado pela PCRR, entre os anos de 2011 e 2012, a mãe da vítima e o padrasto se ausentaram do lar para trabalhar em uma área de garimpo e, durante esse período, contrataram o enfermeiro para cuidar dos três filhos menores, incluindo a vítima e suas duas irmãs. Em depoimento, a vítima relatou que quando suas irmãs iam dormir na casa da avó, ele ficava a sós com E.S.L., momento em que acontecia os abusos sexuais. Ao tomar conhecimento, a mãe da vítima procurou a polícia.
A vítima relatou que o homem o ameaçava para consumar a prática e, quando resistia às investidas, E.S.L. o agredia com vassouradas, murros e unhadas, além de não permitir de forma alguma que vítima pudesse aproximar-se de alguma menina. Ele também chegou a presentear a vítima com um aparelho de celular e um curso de informática para mantê-la em silêncio.
Pelo crime, o homem foi processado e condenado a 14 anos, um mês e 27 dias de reclusão em regime fechado. Com o mandado de prisão por sentença definitiva expedido, a equipe da Polinter passou a monitorar E.S.L. e obteve informações que ele estaria retornando da região do Surucucu, Terra indígena Yanomami em uma aeronave de pequeno porte.
Os agentes montaram campana no local, uma pista de pouso de aeronaves, no município do Cantá. Assim que o avião pousou, os policiais se deslocaram até a aeronave e deram voz de prisão ao homem.
E.S.L. foi conduzido até a sede da Polinter para a formalização da prisão e, nesta sexta-feira, dia 08, será apresentado na Audiência de Custódia.
________________________________
Ação integrada entre as Polícias Civis de Roraima e Amazonas resulta na prisão de dois integrantes de associação criminosa especializada em furtos com uso do “Chapolin”
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do 2º DP (Distrito Policial), cumpriu nesta quarta-feira, dia 06, dois mandados de prisão preventiva contra L. S. S., de 27 anos, e P. H. A. P., de 28 anos, investigados por integrar uma associação criminosa interestadual especializada em furtos qualificados praticados com o uso de dispositivo eletrônico conhecido como “Chapolin”, utilizado para bloquear o travamento de veículos. Com a prisão dos dois homens, a equipe Policial encerra as investigações.
A operação foi coordenada pelo delegado titular do 2⁰ DP, Alberto Corrêa de Oliveira, com apoio do GRI (Grupo de Resposta Imediata) da PCRR e da PC-AM (Polícia Civil do Estado do Amazonas), por meio do 7º DIP (Distrito Integrado de Polícia).
As investigações foram iniciadas a partir do registro de um furto ocorrido no estacionamento de uma empresa no bairro Pricumã, em Boa Vista. Os criminosos utilizaram o equipamento eletrônico para impedir o travamento das portas de um carro. Após observarem a vítima se afastar, furtaram uma bolsa contendo uma arma de fogo e carregadores.
Segundo o delegado, este tipo de crime tem se tornado recorrente em grandes centros, e exige inteligência, integração entre forças e rapidez investigativa. Logo após o crime, os policiais conseguiram identificar os autores com base em evidências técnicas e depoimentos, o que possibilitou ao delegado representar pelas prisões preventivas deles, deferidas pela Justiça.
Nesta quarta-feira, dia 06, os policiais civis montaram uma ação para prender os investigados.
Um dos alvos, L. S. S., já estava custodiado na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) desde 12 de junho deste ano, após ser preso em flagrante pelo crime de furto qualificado (art. 155, §4º, inciso IV do Código Penal) e adulteração de sinal identificador de veículo (art. 311 do Código Penal). A equipe do 2º DP deu cumprimento ao mandado de prisão no interior da unidade prisional.
O segundo investigado, P. H. A. P., foi localizado na cidade de Manaus. A Polícia Civil de Roraima solicitou o apoio da PC-AM, que deu apoio à operação. Policiais do 7º DIP realizaram a prisão do investigado.
Ainda segundo o delegado, as investigações apontaram que o crime teve a participação de um adolescente de 17 anos, que vai responder ao ato infracional na Vara da Infância e Juventude.
O delegado ressaltou que a cooperação com a Polícia Civil do Amazonas foi essencial para o sucesso da ação. Ele destacou que com essas prisões, encerra-se mais um ciclo investigativo com resultado positivo à sociedade.
DA REDAÇÃO