Tocando Agora: ...

SESI-RR e SEJUC firmam parceria para ofertar Educação de Jovens e Adultos e qualificação profissional no sistema prisional de Roraima

Publicada em: 04/08/2025 09:57 - Educação Segurança Ação Social

Evento de assinatura do Termo de Cooperação Técnica será realizado nesta terça-feira (5) / Foto: Ascom/SESI/RR /

O Serviço Social da Indústria de Roraima (SESI/RR) e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUC) formalizam, nesta terça-feira, dia 5, uma importante parceria para a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso de qualificação profissional no sistema prisional do Estado. A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica será realizada no auditório do SESI Sede, às 9h, e contará com uma coletiva de imprensa para apresentar os detalhes da iniciativa.

A parceria visa promover acesso à educação, cidadania e dignidade para pessoas privadas de liberdade, reforçando políticas públicas de ressocialização e inclusão social. Por meio da EJA – Ensino Médio, articulada com curso de qualificação profissional do SENAI, os participantes terão a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, reduzindo as chances de reincidência criminal e construindo um futuro mais digno.

“A celebração desta parceria entre o SESI e a SEJUC representa um marco significativo para o estado de Roraima, pois reafirma o compromisso das instituições com a promoção da educação, da cidadania e da dignidade humana. Ao levar a Educação de Jovens e Adultos juntamente com a qualificação profissional para o sistema prisional, estamos ampliando o acesso ao conhecimento, incentivando a reintegração social e criando uma oportunidade de retorno ao mercado de trabalho mais qualificado. Essa iniciativa fortalece as políticas públicas de inclusão e desenvolvimento humano no Estado, promovendo uma transformação real e duradoura na vida dos participantes e refletindo positivamente na sociedade roraimense”, avaliou a diretora da Escola do SESI, Gardênia Cavalcante.

A aula inaugural está marcada para sábado, 9 de agosto, quando será iniciado o curso de Assistente Administrativo para a primeira turma de alunos do sistema prisional, ministrado pelo SENAI.

Para a Diretora do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (DJDHC / SEJUC), Maria José da Conceição, a ação representa um grande avanço no processo de ressocialização por meio do acesso à educação aos reeducandos.

“É um marco histórico e muito importante na transformação de vidas. É promover uma sociedade inclusiva e segura. Com essa ação dentro do sistema prisional, nós iremos evoluir significativamente no processo de ressocialização e reintegração social, porque esses dois setores irão criar oportunidades de educação e profissionalização para essas pessoas, ajudando a pensar num futuro melhor. Vai proporcionar a eles uma independência educacional e oportunidades ao término do cumprimento da pena ou até mesmo ainda dentro do sistema prisional. Com essas pessoas capacitadas, nós podemos viabilizar parcerias com empresas privadas para que contratem essas pessoas ainda no sistema prisional”, comentou.

Sobre a parceria

A iniciativa terá duração de 24 meses (prorrogáveis), com aulas aos sábados, das 8h às 12h, nas dependências da Cadeia Masculina do bairro São Vicente e outras unidades do sistema prisional, conforme demanda. A metodologia adotada será o Reconhecimento de Saberes (RDS), com carga horária inicial de 35 horas e continuidade conforme o desenvolvimento dos alunos. Ao final do curso, os participantes que cumprirem os requisitos de frequência e aproveitamento receberão históricos escolares e diplomas de conclusão, validando sua formação e ampliando oportunidades de reinserção social e profissional.

EJA Profissionalizante

Implementada em 2020, a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante é uma ação realizada em conjunto pelas instituições SESI/SENAI, e possibilita que o estudante possa ao final do curso receber duas certificações: uma do ensino médio regular e outra do curso de qualificação profissional escolhido, de forma totalmente gratuita.

Dentre a metodologia pedagógica aplicada está a de “Reconhecimento de Saberes”, método de avaliação e diagnóstico das competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho que os alunos possuem, possibilitando que os estudantes concluam o ensino médio em até 6 meses.

DA REDAÇÃO


Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...