Além do contato direto com a comunidade escolar, a equipe da Justiça Comunitária ainda participou de fóruns, lives e webinários voltados ao aprimoramento profissional / Foto: Nucri/TJRR /
O programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) divulgou o relatório de ações do programa referentes ao segundo trimestre de 2025, destacando uma série de iniciativas destinadas a fomentar a cultura de paz, além de atuar na prevenção e resolução de conflitos.
O relatório tem como objetivo a organização e a ampla divulgação das atividades desenvolvidas entre abril e junho deste ano, com ênfase no combate ao bullying e cyberbullying no ambiente escolar.
Entre as atividades de destaque, o programa implementou jogos e gincanas pedagógicas, como a trilha "Escola sem Bullying" e a Gincana "Faça a Diferença", que alcançaram um total de sete escolas: Ulysses Guimarães, CEM XXVII Vitória Mota Cruz, Euclides da Cunha, General Penha Brasil, Antônia Coelho de Lucena e Ayrton Senna, em Boa Vista; além do Colégio Estadual Militarizado Mariano Vieira, em Normandia. Ao todo, as ações contaram com a participação de mais de 900 alunos.
Os professores também foram contemplados por meio da Formação "Por uma Cultura de Paz nas Escolas", voltada aos profissionais da rede municipal de Rorainópolis. A capacitação trabalhou valores como empatia, escuta ativa e construção de vínculos, com base na metodologia da Justiça Restaurativa.
Além do contato direto com a comunidade escolar, a equipe da Justiça Comunitária ainda participou de fóruns, lives e webinários voltados ao aprimoramento profissional. As ações externas incluíram reuniões e visitas técnicas a unidades de ensino, como a Escola Estadual Ayrton Senna e o CEM Professora Antônia Tavares da Silva, em Rorainópolis, com o objetivo de fortalecer parcerias e atender demandas das comunidades escolares.
Para a coordenadora do programa, Marcelle Wottrich, o retorno das escolas tem sido positivo e mostra a importância da interiorização das ações.
"Continuamos atendendo as escolas da capital e firmando parcerias para esse atendimento aos municípios do interior, pois acreditamos na relevância do trabalho realizado e no poder transformativo que levamos através da cultura de paz.”
Com 19 anos de atuação, a Justiça Comunitária se consolida como elo entre o Judiciário e a sociedade, contribuindo para a construção de um ambiente mais justo e acolhedor em Roraima.
Para o próximo trimestre, o programa já conta com uma agenda diversificada, que inclui formações, oficinas e palestras em escolas da capital e do interior.
Confira abaixo os eventos previstos para os meses de julho e agosto:
22 de julho – Escola Estadual Ayrton Senna
Palestra: Bullying e Cyberbullying: Vamos bater um papo sobre isso?
24 de julho – Escola Estadual Ayrton Senna
Círculo de Diálogo com a temática de enfrentamento ao Bullying/Cyberbullying
30 de julho – Escola Estadual Ayrton Senna
Círculo de Diálogo com a temática de enfrentamento ao Bullying/Cyberbullying
01 de agosto – Escola Estadual Ayrton Senna
Círculo de Diálogo com a temática de enfrentamento ao Bullying/Cyberbullying
04 de agosto – Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR)
Palestra: Comunicação assertiva como mecanismo mediador nas relações interpessoais no contexto institucional
05 de agosto – Escola Estadual Tancredo Neves
Oficina: Líderes da Paz
06 de agosto – Vila Novo Paraíso – Instituto Federal de Roraima
Palestras:
Comunicação assertiva como mecanismo mediador nas relações interpessoais no contexto institucional (servidores);
Bullying – Cyberbullying: Vamos bater um papo sobre isso? (estudantes).
07 de agosto – Escola Estadual Tancredo Neves
Oficina: Líderes da Paz
12 de agosto – Escola Estadual Tancredo Neves
Oficina: Líderes da Paz
13 de agosto – Município de Amajari – Instituto Federal de Roraima (IFRR)
Palestras:
Comunicação assertiva como mecanismo mediador nas relações interpessoais no contexto institucional (servidores);
Bullying – Cyberbullying: Vamos bater um papo sobre isso? (estudantes).
14 de agosto – Escola Estadual Tancredo Neves
Oficina: Líderes da Paz
14 de agosto – Escola Estadual Antônio Ferreira
Palestra: Comunicação Não Violenta
15 de agosto – Município do Cantá – CEM XXVIII
Palestra: Comunicação Não Violenta
20 de agosto – Município de Bonfim – Instituto Federal de Roraima
Palestras:
Comunicação assertiva como mecanismo mediador nas relações interpessoais no contexto institucional (servidores)
Bullying – Cyberbullying: Vamos bater um papo sobre isso? (estudantes)
25 a 29 de agosto – Vila Novo Paraíso – Escola Estadual Padre Calleri
Oficinas e palestra:
Eu te vejo (servidores);
Líderes da Paz (estudantes);
Comunicação Não Violenta (estudantes).
27 de agosto – Campus da Zona Oeste – Instituto Federal de Roraima
Palestras:
Comunicação assertiva como mecanismo mediador nas relações interpessoais no contexto institucional (servidores);
Bullying – Cyberbullying: Vamos bater um papo sobre isso? (estudantes).
EMILY SOARES e WESLEY VIEIRA