Estudante do IFRR em aula de campo; as oportunidades são para as funções de professor formador, tutor e coordenador de curso / Foto: Ascom/IFRR /
O segundo semestre do ano começa com dezenas de oportunidades de bolsas no Instituto Federal de Roraima (IFRR). Elas dizem respeito ao preenchimento de vagas e cadastro reserva de professores bolsistas nos Campi Bonfim (CAB), Amajari (CAM), Boa Vista (CBV), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Novo Paraíso (CNP). Os editais dos certames estão disponíveis no Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC/IFRR).
As inscrições para os processos seletivos são gratuitas, sendo que cada edital tem regras diferenciadas, devendo o interessado ficar atento aos respectivos requisitos. Em relação ao valor das bolsas, ele varia de acordo com cada função: professor formador, tutor e coordenador. Todas as bolsas estão vinculadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Em relação aos profissionais a serem contratados, os seletivos envolvem diferentes áreas de formação, conforme a função e/ou componente curricular a ser ministrado. Entre as áreas estão pedagogia, licenciatura, ciências sociais, comunicação social, sistemas de informação, entre outras. No geral, podem se inscrever servidores da instituição e profissionais externos, com exceção do cargo de coordenador de curso (exclusivo para docente do IFRR).
Em todos os certames, a seleção será por avaliação curricular, e os interessados devem residir no Estado de Roraima (ou, em casos mais restritos, na cidade do polo em que irão atuar). Os critérios e as pontuações de cada item variam, devendo, portanto, ser observados pelos interessados em cada edital, além das normas de comprovação dos itens solicitados.
Confira abaixo os editais abertos em cada um dos campi da instituição e o link do certame de cada um deles.
A diretora de Políticas de Educação a Distância do IFRR, professora Solange Almeida, comentou as novas oportunidades de qualificação profissional oferecidas pela instituição.
“É com grande satisfação que destacamos as amplas oportunidades que o IFRR está ofertando, por meio da educação a distância, tanto para profissionais da Rede quanto para educadores externos que atuam ou que desejam atuar na formação docente, especialmente nas áreas de licenciatura. No segundo semestre de 2025, estamos com editais abertos para cursos como os de pós-graduação lato sensu Ensino de Ciências, Gestão da Escola Pública de Ensino Médio, Gestão Escolar Indígena e Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica. Esses cursos contemplam vagas para professores formadores, tutores e coordenadores, e, em breve, mais centenas de vagas para estudantes distribuídos em diversos polos do estado”, explicou.
Falando sobre o empenho interinstitucional para possibilitar a abertura dos cursos, Solange destacou as parcerias envolvidas.“Essas iniciativas são fruto da articulação institucional com a Capes, nossa principal instituição financiadora, e contam com o apoio fundamental do Instituto de Educação de Roraima, responsável pela manutenção dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em nosso estado. Esse ecossistema de cooperação tem sido essencial para o fortalecimento da formação docente e da inclusão educacional em regiões de difícil acesso”, declarou.
SOFIA LAMPERT