Ações desta semana ocorrem nos municípios de Normandia e Pacaraima / Foto: Nucri/TJRR /
Foto colorida mostra ação da Justiça Itinerante em uma área coberta, com várias mesas de atendimento. Pessoas trabalham em laptops e realizam cadastros, enquanto moradores aguardam sentados ao fundo. Os atendentes vestem camisetas brancas com a logo “Justiça Itinerante” nas costas.
Com o propósito de ampliar sua atuação em regiões mais remotas, a Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (VJI/TJRR) está realizando, nesta semana, mais uma etapa de atendimentos no interior do estado. As ações ocorrem nos municípios de Normandia e Pacaraima, marcando o início do cronograma do segundo semestre de 2025.
As atividades começaram na última segunda-feira (14), na comunidade Araçá da Serra, em Normandia, onde a equipe esteve nos dias 14 e 15 de julho, com atendimentos realizados na Escola Estadual Indígena Índio Gustavo Alfredo.
Desde esta quarta-feira (16), os serviços estão sendo ofertados em Pacaraima, na Comunidade do Contão, na Escola Estadual Indígena Melinda da Silva Marcolino, onde permanecem até quinta-feira (17).
A programação será concluída na próxima sexta-feira (18), na comunidade Surumu/Barro, também em Pacaraima, com os atendimentos acontecendo na Escola Estadual Indígena Tuxaua Silvestre Messias.
Durante os atendimentos, a Justiça Itinerante oferece serviços como declaração de união estável, reconhecimento de paternidade e maternidade, celebração de casamentos, retificação de registros civis, entre outros procedimentos essenciais para garantir direitos básicos e legais aos cidadãos.
A iniciativa integra uma série de ações contínuas que levam os serviços do Judiciário às localidades mais distantes, promovendo o acesso à justiça e fortalecendo o vínculo entre a população e as instituições públicas.
Ao decorrer do semestre, novas ações da VJI ocorrerão em outros locais do estado. Confira a seguir o cronograma com os atendimentos já confirmados:
- 19 a 25 de outubro: Uiramutã (comunidade Flexal e sede)
- 9 a 15 de novembro: Normandia (sede)
- 30 de novembro a 6 de dezembro: Amajari (sede e comunidade Três Corações)
Também estão previstas etapas nos municípios de Pacaraima e Cantá e no Baixo Rio Branco. As datas estão passando por ajustes e serão divulgadas posteriormente.
DA REDAÇÃO