Com apoio da ALERR, São Luiz do Anauá será o primeiro município a receber estrutura para implantação da emissora legislativa / Foto: Kelvin Jordão /
Representantes da Assembleia Legislativa de Roraima, por intermédio da TV ALERR (Canal 57,3) e Rádio Assembleia (FM 98,3) estão em Brasília (DF) onde participam nesta quinta (3) e sexta-feira (4), do “I Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV: Expansão e Futuro”..
Promovido pela Câmara dos Deputados, o evento é voltado às inovações tecnológicas e regulatórias em telecomunicações, como TV 3.0 (DTV+) e o uso de Inteligência Artificial, bem como novidades sobre o Programa ‘Brasil Digital’, expansão do sinal das emissoras de TV Legislativa e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Conforme a diretora de Rádio e TV ALERR, Camila Dall’Agnol, além da troca de informações e experiências com outras emissoras do segmento, o Encontro proporciona ainda acompanhar as novidades do Programa ‘Brasil Digital’, do Governo Federal, que amplia a oferta do serviço de radiodifusão de sons e imagens digitais em municípios onde a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Câmara não disponibilizam estação licenciada para execução desses serviços.
“Queremos entender como as outras Assembleias e Câmaras Municipais estão fazendo o uso da Inteligência Artificial, por exemplo, e de que forma eles trazem essa modernização para seus conteúdos. Vamos, ainda, conhecer mais sobre o ‘Brasil Digital’, no qual Roraima está contemplado. Têm municípios que receberão as antenas financiadas pelo governo federal, e vamos acompanhar todo esse processo e levar informações para o nosso estado para que Roraima todo seja beneficiado”, destacou.
Durante o encontro, o presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), Gerson de Castro, reforçou que a Rede Legislativa representa um novo mercado televisivo e surgiu “a partir da compreensão do Parlamento de que é preciso aprimorar a comunicação com a sociedade.”
“É muito bom estar presente nesse momento que é tão importante para a definição do futuro da Rede Legislativa e da TV brasileira. Essa rede é um novo nicho que nasceu do entendimento do Parlamento de que é preciso aprimorar a comunicação com a sociedade. Daí, surgiram os canais legislativos e, em consequência disso, também, a Astral. Estamos à disposição para aqueles que ainda não entenderam a importância da instituição", pontuou Castro.
Modernização
A Rádio Assembleia conta com uma programação diversificada e estruturas com tecnologia de ponta, que proporcionam produção de conteúdo de qualidade e integrado com outras plataformas comunicacionais. O gerente técnico da Rádio Assembleia, Kelvin Jordão, reforçou a importância de manter o meio atualizado com o que há de melhor.
“Viemos conhecer as novas tecnologias que já estão em uso no restante das emissoras legislativas do país, como a Inteligência Artificial e tentar aprimorar à nossa realidade. Como somos uma Rádio moderna, em questão de estrutura e aparelhagem, vamos coletar informações, entender o funcionamento e implantar em Roraima”, disse Jordão.
Primeiro município
O município de São Luiz do Anauá, no Sul do Estado, será um dos primeiros a receber a infraestrutura básica para a implantação do serviço de televisão digital e doação de equipamentos transmissores. Nesta quinta-feira, o presidente da Câmara de Vereadores, Fagner Gomes, o Faguinho (Progressistas), assinou o termo de cooperação técnica para participar do programa.
Faguinho comemorou a instituição do serviço na cidade, ao ressaltar que o processo de adesão foi árduo.
“Não foi fácil. Fomos o primeiro município a se inscrever no programa e, inclusive, a Assembleia Legislativa também nos notificou sobre a parceria com a Câmara dos Deputados. Seguimos em frente até marcar esse encontro hoje. Reunimos uma comissão de vereadores para participar desse momento. Assinar aquele termo de cooperação foi uma conquista muito grande. Atualmente, a comunicação é uma ferramenta muito poderosa para o desenvolvimento de qualquer localidade e é o que São Luís precisa. Em breve, chegará nossa TV e Rádio”, salientou.
O encontro contou com o apoio da Associação Brasileira de TV’s e Rádios Legislativas (Astral), do Senado Federal, do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os interessados podem acompanhar as transmissões pela página do YouTube da Câmara dos Deputados.
Confira a Programação aqui:
10 anos de atividades no ar
Em agosto, a TV Assembleia (canal 57,3) completa 10 anos no ar. Criada, inicialmente, para transmitir as sessões plenárias ao vivo, bem como reuniões de comissões e audiências públicas, a TV de caráter público viu a necessidade de diversificar sua grade para alcançar um número maior de telespectadores.
Desde 2015, a TV cria estratégias para falar de política de uma forma leve e diferenciada, com destacando programas que vão além das ações parlamentares, como o programa “Portal Cultural”, que também dá a oportunidade de falar sobre projetos aprovados na Casa, e o quadro “Memórias do Esporte” que, além de dar visibilidade ao trabalho de pessoas que fizeram parte do esporte roraimense, inclui proposições que o Legislativo deve defender para fortalecer o segmento.
Em março de 2024, a emissora legislativa vivenciou um momento inovador ao ser a primeira TV pública inclusiva, passando a contar com intérpretes de Libras, que se revezam para transmitir as mensagens das sessões plenárias, audiências públicas ou reuniões de comissão e reportagens.
SUZANNE OLIVEIRA