NO BAIRRO CAUAMÉ: Polícia Civil de Roraima prende empresário com 159 kg de skunk
Postado
01/11/2024 20H57
A prisão ocorreu em uma residência situada no bairro Cauamé, Zona Oeste de Boa Vista / Foto: Divulgação/PCRR /
Uma investigação da PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) e do DENARC (Departamento de Narcóticos), que já durava 15 dias, resultou na prisão em flagrante do empresário do ramo de transporte, C.T.P.C., de 43 anos, por tráfico de drogas. Durante a ação, foram apreendidos 154 tabletes de skunk, totalizando 159 kg da droga, armazenados em sacos de fibra.
A operação da Polícia Civil se intensificou ao longo do dia de ontem e encerrou à noite, sendo coordenada pelo delegado titular da DRE, Marcus Albano. A prisão ocorreu em uma residência situada no bairro Cauamé, Zona Oeste de Boa Vista, onde os policiais tinham a informação de que uma grande quantidade de droga estaria armazenada no local.
Segundo o delegado, a Polícia Civil passou a investigar o empresário, após a denúncia de que ele estaria trabalhando com grande volume de entorpecentes no estado de Roraima. As investigações apontaram que recentemente pessoas ligadas a ele, inclusive um primo, foram presas na República da Guiana, acusados de tráfico de drogas, após um pouso de uma aeronave na Vila Bashaizon, Rupuni do Sul, Região 9 da Guiana.
Os trabalhos apontaram ainda que um grupo de traficantes utilizavam o “modal aéreo”, principalmente utilizando pistas clandestinas dentro da Guiana e, depois, a droga entraria no Estado de Roraima por meio terrestre.
Com a informação de que havia drogas na casa do empresário, as diligências se intensificaram ao longo do dia de ontem, ocasião em que os policiais fizeram a abordagem e buscas na residência.
Durante a ação, os agentes localizaram 154 tabletes de skunk, totalizando 159 kg da droga, armazenados em sacos de fibra, dentro de um veículo S-10 branco, de propriedade do suspeito, que estava estacionado no quintal da residência. O suspeito admitiu o tráfico de drogas, alegando que se envolveu no crime devido as dívidas acumuladas durante a pandemia da COVID-19.
Além dos entorpecentes, os policiais apreenderam na residência do suspeito um caminhão modelo Scania, que, segundo as investigações, foi utilizado para o transporte da droga desde a Guiana até o Brasil.
Durante as buscas, também foram encontradas três armas de pressão e um detector de metais na residência. Após o término das diligências, o suspeito foi encaminhado à sede da DRE, onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas. Na manhã desta sexta-feira, ele foi apresentado na Audiência de Custódia.
_______________________________
AÇÃO INTEGRADA
Polícia Civil e outros órgãos de segurança recuperam veículo roubado
Uma investigação realizada pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da equipe da Delegacia de Bonfim, recuperou na noite de ontem, dia 31 de outubro, um veículo Toyota SW4 que havia sido roubado no bairro Caçari, em Boa Vista, na madrugada do dia 16 de junho de 2023. A operação foi realizada numa ação integrada que envolveu a Polícia Federal, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal de Bonfim e autoridades da Guiana.
De acordo com informações prestadas pelo delegado Hugo Cardias, que presidiu as diligências o veículo foi roubado na posse de duas mulheres. Elas chegavam na casa de uma delas, por volta de 1h30 da manhã, quando foram surpreendidas por três homens em um veículo Gol vermelho.
“Eles roubaram todos os pertences das vítimas, incluindo documentos pessoais, celulares, R$ 1.000 em espécie e o veículo Toyota SW4. As mulheres foram abandonadas amarradas em uma área rural próxima à vila de Santa Cecília, no município de Cantá,” relatou o delegado.
Informações levantadas pela Polícia Civil à época davam conta de que o veículo tinha cruzado a fronteira para Guiana e seguiu para a Capital Georgetown.
“Desde que soubemos que o carro estava em território estrangeiro, começamos uma articulação com nossos contatos na Guiana. Contamos com o apoio direto da Polícia Federal e de um oficial que esteve envolvido na operação, além de uma rede de colaboração que facilitou o retorno do veículo ao Brasil,” afirmou o delegado.
Segundo o delegado, o veículo foi trazido até Lethem, onde a recuperação foi concluída com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Bonfim.
“A cooperação com essas forças foi essencial para o sucesso da operação. Temos uma integração muito positiva com a Guarda e a PM de Bonfim, o que fortalece ações como esta. Sempre que uma das forças realiza uma apreensão ou recuperação, há uma troca de esforços para garantir que todos estejam envolvidos no processo de restituição,” acrescentou ele.
Hugo Cardias destacou ainda a importância da atuação do Policial Federal e do oficial da Guiana.
“Essa ação evidencia o comprometimento e a integração entre as forças de segurança brasileiras e internacionais. Podemos dizer que foi um exemplo de profissionalismo e cooperação, garantindo a recuperação do bem e o apoio às vítimas,” concluiu o delegado Hugo Cardias.
O veículo já foi restituído ao proprietário. As investigações referentes ao roubo do veículo, visando identificar os autores do crime, está em andamento no 3º DP (Distrito Policial), onde foi instaurado Inquérito Policial por portaria, em parceria com o GRI (Grupo de Resposta Imediata).
DA REDAÇÃO
Categoria:Polícia