Estácio realiza Júri Simulado nesta terça-feira (29) sobre assassinato ocorrido em 2022 em Boa Vista

Pela primeira vez, uma aluna assumirá a posição de magistrada, conduzindo o processo como juíza / Foto: Ascom/Estácio /

O Centro Universitário Estácio da Amazônia vai realizar mais uma edição do Júri Simulado, atividade que coloca os alunos de Direito em contato direto com a prática jurídica. A simulação envolve todas as etapas de um julgamento real, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para a profissão. O evento será nesta terça-feira (29), a partir das 19h, no auditório da Estácio.

Nesta edição, os alunos vão analisar um caso concreto de homicídio qualificado, ocorrido em 2022 e que já foi a julgamento no Tribunal de Justiça de Roraima. “Nós sempre optamos por casos reais, mas preservamos a identidade dos envolvidos por questões de privacidade. A ideia é que os alunos vivenciem ao máximo a experiência prática, simulando todas as funções exercidas em um julgamento real”, explica o professor Bruno Caciano, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio (NPJ).

A atividade contará com a participação de alunos do 1º ao 10º semestre do curso de Direito, que atuam em todas as funções no julgamento: juiz, promotores, advogados de defesa, jurados, testemunhas, réu e até oficiais de justiça e força policial. Pela primeira vez, uma aluna assumirá a posição de magistrada, conduzindo o processo como juíza.

“O Júri Simulado é uma experiência singular que permite aos alunos trabalharem em equipe, aprimorarem a oratória e desenvolverem habilidades de argumentação e solução de problemas”, destaca o professor Bruno. Ele explica que as funções mais complexas são destinadas aos alunos avançados, por já possuírem conhecimento teórico e prático mais consolidado.

Além de reproduzir a estrutura do tribunal do júri, a simulação oferece uma vivência completa para futuros operadores do Direito, como magistrados, promotores, advogados e servidores do Judiciário. “Essa é uma oportunidade ímpar de os alunos lidarem com casos reais e enfrentarem desafios que encontrarão em sua carreira profissional”, reforça Caciano, convidando a população interessada em acompanhar a atividade: “O Júri Simulado é aberto à comunidade acadêmica e tem se consolidado como uma importante ferramenta pedagógica do curso de Direito, fomentando a integração entre os alunos e a preparação para o mercado de trabalho”, conclui.

ALEXSANDRA SAMPAIO

Categoria:Educação

Deixe seu Comentário