Polícia Civil realiza diligências na região do Passarão para esclarecer denúncias de estupro de vulnerável

A ação policial foi, inicialmente, preventiva e buscou promover a aproximação com a comunidade indígena Macuxi / Foto: Divulgação/PCRR /

Durante todo o dia desta segunda-feira, dia 26, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da equipe da DPIPCD (Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa e Pessoa Com Deficiência), realizou uma diligência, na região do Passarão, onde conduziu uma oitiva itinerante com registro audiovisual, para esclarecer denúncias de violência sexual.

De acordo com informações prestadas pelo delegado titular da Delegacia do Idoso, Paulo Henrique Moreira, a ação policial foi, inicialmente, preventiva e buscou promover a aproximação com a comunidade indígena Macuxi. 

Durante a operação, segundo o delegado, foram colhidos as oitivas de várias pessoas para esclarecer um crime de estupro ocorrido no ano de 2021 no município de Normandia, onde foi instaurado inquérito policial. O suspeito do crime estava morando na região do Passarão, na área rural de Boa Vista.

Os policiais foram recepcionados pela Tuxaua da Comunidade da Ilha, na região do Passarão, que disponibilizou uma sala com acesso à internet, contribuindo com a ação policial.

O delegado ressaltou a importância do apoio da população para denunciar crimes de violência sexual através do Disk 100. Outros canais podem ser utilizados como a Ouvidoria do Estado, nas unidades da Polícia Civil e pelo número de emergência 190 da Polícia Militar.

PCRR recupera veículos roubados em ação conjunta com a Polícia da Guiana

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), em parceria com as autoridades da Guiana, recuperou dois veículos que haviam sido roubados e furtados em Boa Vista nas últimas semanas. A operação, realizada ontem, dia 26 de agosto, resultou na restituição de um Toyota Corolla e uma Toyota Hilux, encontrados na cidade de Lethem, na República Cooperativa da Guiana.

A ação foi conduzida pelo delegado adjunto da DRRFVAT (Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres), Cesar Augusto Lunkes, em colaboração com o DOPES (Departamento de Operações Especiais) e a Polícia de Lethem. A equipe de policiais de Roraima esteve na fronteiriça para oficializar a devolução dos veículos.

Segundo o delegado, o veículo Toyota Corolla havia sido roubado no dia 19 de agosto, no bairro Jardim Tropical, quando dois indivíduos armados invadiram uma residência, rendendo uma mulher e uma criança de cinco anos. 

O veículo Toyota Hilux foi furtado no dia 14 de agosto, enquanto o proprietário dormia em sua residência no bairro Pintolândia. Com o apoio da Polícia fronteiriça da 9ª Região em Lethem, os veículos foram localizados e recuperados rapidamente.

A diretora do DOPES, delegada Cândida de Magalhães, destacou que a recuperação dos veículos é resultado da cooperação internacional estabelecida em maio de 2024 entre as forças policiais de Roraima e da Guiana. 

“Essa cooperação técnica permitiu que, através do contato direto do Delegado Cesar Augusto Lunkes com o chefe da guarda de Lethem, fosse possível a localização e restituição dos veículos rapidamente”, afirmou a delegada.

O delegado Cesar Lunkes ressaltou a importância dessa parceria na luta contra o crime transfronteiriço. 

“O sucesso das investigações destaca a relevância da cooperação internacional para combater crimes de roubos e furtos de veículos na região. Isso demonstra o compromisso da Polícia Civil de Roraima e da Polícia Guianense em trabalhar juntas para enfrentar esse tipo de crime”, disse.

Ainda segundo o delegado, a equipe da DRRFVAT continua trabalhando para identificar os autores dos crimes. 

“Orientamos às vítimas que tiveram seus veículos levados para a Guiana a procurarem a DRRFVAT, localizada na Cidade da Polícia, para agilizar o processo de recuperação dos automóveis naquele País”, disse.

DA REDAÇÃO

Categoria:Polícia

Deixe seu Comentário