JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA: Mais de 2.900 mulheres participam das ações do projeto caminhos seguros
Postado
23/08/2024 11H09
Os trabalhos iniciaram em 2023 com o enfoque de prevenção e combate à violência doméstica / Foto: Nucri/TJRR /
O projeto “Caminhos Seguros”, alcançou 2.939 mulheres durante quase um ano de atuação. A ação é voltada para a proteção e apoio a mulheres rurais e indígenas, desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Roraima (CEVID/TJRR), junto à Vara da Justiça Itinerante.
As ações iniciaram em setembro de 2023 com o enfoque de prevenção e combate à violência doméstica, respeitando e integrando as particularidades culturais das comunidades atendidas. Foram temas de discussão durante os encontros, igualdade de gênero, conscientização, capacitações para a criação de uma rede de apoio e viabilização do acesso à Justiça nos locais mais distantes.
Até o início de agosto de 2024, o projeto realizou, por meio de uma abordagem participativa, rodas de conversas com 833 mulheres, 1.341 pessoas alcançadas por palestras, sendo 73 treinamentos e 143 atendimentos individuais às mulheres indígenas e rurais, para um maior entendimento sobre a violência doméstica e fortalecimento às redes de apoio.
Projeto Caminhos Seguros
É uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (CEVID) em parceria com a Vara da Justiça Itinerante, voltada para a proteção e apoio a mulheres rurais e indígenas, com o objetivo de combater a violência doméstica nesse âmbito.
EMILY SOARES
Categoria:Justiça