INFOVIA 04: Articulada pelo Governo de Roraima, primeira etapa da nova Internet do Estado chega a Caracaraí

A conclusão dos trabalhos está prevista para o início de 2025 / Foto: Neto Figueredo /

Um dos grandes gargalos do Roraima, a atual conectividade de internet, muitas vezes instável, começou a ser solucionado neste domingo, 18, com a chegada de 515 quilômetros de cabeamento subaquático da Infovia 04 a Caracaraí, na região Sul do Estado. A instalação da nova rede de dados de internet de alta velocidade é resultado de articulações entre os governos Estadual e Federal.

Representando o governador Antonio Denarium na chegada do cabeamento subaquático a Caracaraí, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, destacou o papel decisivo da gestão estadual, junto com o MCom (Ministério das Comunicações), em garantir a chegada de uma conexão de internet com mais qualidade, sem os típicos problemas de conectividade enfrentados pela população.

“O Ministério tinha projetos específicos para a Amazônia e o governador prontamente solicitou que essas obras acontecessem o quanto antes para Roraima, até por conta dos períodos de cheia e de seca dos rios, para poder executar essas obras. Nosso Estado sofre muito com os apagões e a falta de internet. Então o Governo de Roraima se colocou junto e fez essa demanda para que as obras acontecessem, e hoje nós estamos confirmando essa instalação do cabo de fibra óptica aqui no município de Caracaraí”, ressaltou.

Num primeiro momento, a nova rede funcionará em pontos específicos em torno dos municípios e localidades compreendidos pela rota, como obrigação da EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz), criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e responsável pela execução das obras de instalação da nova rede de dados.

Entre os pontos que inicialmente serão atendidos pela rede, estão hospitais, unidades básicas de saúde, fóruns do Tribunal de Justiça em Boa Vista e Caracaraí, organizações militares e de segurança, além de prefeituras. Inicialmente, a possibilidade de velocidade nesses pontos será de 200 Gb por segundo.

O diretor de operações da empresa, Antonio Parrini, ressaltou que, em sua capacidade máxima, a velocidade da internet chegará à transmissão de 4 terabytes por segundo, capacidade superior à atual velocidade de internet no Estado.

“Depois, quando tudo estiver concluído, é entregue essa infraestrutura para o Governo Federal, na figura do Ministério das Comunicações, que vai utilizar de alguns meios, como por exemplo, o Chamamento Público, para entregar essa rede para um Operador Neutro e ele pode fazer a expansão, atendendo a população em geral”, explicou.

O PROJETO

A Infovia 04 integra o programa Norte Conectado, executado pelo Ministério das Comunicações, que visa implementar 28 estradas digitais para conectar a região amazônica. Integrado ao pacote de obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o investimento no trecho é de R$ 119 milhões.

A rota da estrada digital, que inicia na Vila de Moura, no município de Barcelos (AM), possui 647 quilômetros de cabos de fibra óptica a serem instalados até Boa Vista, capital de Roraima. Deste total, serão executados 132 quilômetros de cabeamento de rede, instalados de forma subterrânea, às margens da BR-174. A conclusão dos trabalhos está prevista para o início de 2025.

Para que a obra tivesse continuidade, o Governo de Roraima, por meio da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), realizou os estudos necessários para a implementação do cabo óptico subaquático e, em agosto de 2023, considerou a atividade de relevante valor socioeconômico. A manifestação foi solicitada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para conduzir o licenciamento final da Infovia.

Em junho deste ano, o Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima), firmou um termo de cooperação técnica com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa e Ensino) para fomentar iniciativas ligadas às redes de comunicação e tecnologias avançadas de informação.

AYAN ARIEL

Categoria:Política

Deixe seu Comentário