DISCIPLINA: Aulas de judô do CCJuv ajudam atletas no desenvolvimento físico e emocional

Modalidade ofertada por programa especial da ALE-RR atende público de 6 a 17 anos de idade / Foto: Eduardo Andrade /
 
Entre as 15 modalidades ofertadas no Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), está o judô, que trabalha, principalmente, a disciplina dos alunos.
 
No polo do CCJuv do bairro Buritis, em Boa Vista, são cerca de 70 alunos de 6 a 17 anos de idade que se desenvolvem por meio da arte marcial japonesa, implementada na unidade em 2021.
 
A diretora do Centro de Convivência, Dyarissa Freitas, reforçou o papel do Poder Legislativo em ofertar o esporte para a juventude roraimense e fazer parte do desenvolvimento físico, emocional e pessoal desse público.
 
“O centro busca desenvolver em nossos alunos, além das técnicas de defesa pessoal e a inclusão social, o fortalecimento físico e da mente de forma integrada, e ainda trabalhar princípios morais como cortesia, coragem, honra, modéstia, autocontrole e amizade”, disse.
 
A professora de judô Priscila Vieira também destacou os benefícios da prática. Ela é faixa preta há quatro anos e se tornou instrutora do CCJuv em 2023.
 
“O judô melhora a aptidão física, a coordenação motora fina e grossa, além da aptidão cardiorrespiratória, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e velocidade. Podemos citar, também, a questão da disciplina, porque é uma arte marcial japonesa e nós sabemos como isso é importante na cultura deles”, explicou.
 
A professora explica que tanto no tatame quanto em casa, os alunos têm apresentado bons resultados com a prática do judô.
 
“É notável a melhora dos alunos em relação à disciplina e ao desempenho físico, mas especialmente da disciplina. Inclusive, teve uma mãe que falou que o filho tem aplicado em casa o que tem aprendido nas aulas”, destacou.
 
Ações que transformam
 
Um dos principais objetivos do Centro de Convivência da Juventude é desenvolver crianças e adolescentes roraimenses e, com isso, mudar a vida delas para melhor por meio das atividades ofertadas na unidade.
 
O aluno Eduardo Pessoa, de 9 anos, treina judô no CCJuv desde 2022. Ele pratica às segundas e quartas-feiras e conta que sempre espera ansioso para o próximo treino.
 
“Gosto muito de judô! Já aprendi muitos golpes e principalmente a ter disciplina. Quero ser atleta e um dia ser faixa preta”, disse o menino, que foi incentivado pela mãe a começar a lutar.

Isabela de Oliveira também tem 9 anos e já sonha em se tornar uma grande atleta. Ela começou a fazer judô no CCJuv no início deste ano e diz gostar muito das aulas.
 
“Eu quero ser uma menina mais evoluída, quero saber lutar e, também, me defender. Já aprendi muito e quero ser competidora futuramente. No centro, tenho mais disciplina, então gosto muito de estar aqui”, reforçou.
 
Centro de Convivência de Juventude
 
O CCJuv é dividido entre os polos Buritis, MT Arena, Hélio Campos e Pedra Pintada, em Boa Vista, que ofertam balé, breakdance, capoeira, coral, futebol, ginástica rítmica, jiu-jitsu, judô, caratê, k-pop, teatro, teclado, treinamento funcional, violão e zumba.
 
As unidades atendem a várias faixas etárias. O treinamento funcional e a zumba são voltados para pessoas acima de 18 anos. No balé, por exemplo, pode se matricular quem tem entre 5 e 17 anos. Já as demais modalidades, são para aqueles de 6 a 17 anos.
 
Interessados em se matricular podem colocar o nome na lista de espera. Basta entrar em contato pelo número (95) 99112-4247. Mais informações estão disponíveis no link https://al.rr.leg.br/centro-de-convivencia-da-juventude/.
 
BRUNA CÁSSIA

Categoria:Política

Deixe seu Comentário