Casa de Candomblé festeja neste sábado o Olubajé de Obaluaiê
Postado
09/08/2024 10H47
Obaluaiê é o Orixá da saúde e durante a festa é feito um ritual com pipoca, a principal oferenda de purificação / Foto: Divulgação /
A Casa de Candomblé Ile Axé Opô Ofá Omim Orum festejará neste sábado (10), a partir das 17h, o Olubajé do Orixá Obaluaiê. Conhecido como Omolu, o Rei Senhor da Terra, o ritual tem como finalidade, além de homenagear a divindade, purificar o ambiente e as pessoas. O mês de agosto é consagrado no Brasil para as comemorações em homenagem a esse Orixá.
O principal elemento da festa, conforme explicou o babalorixá Kennedy de Osun, é a pipoca. “As pessoas podem levar pipocas e moedas para ofertar. O Deburu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, que é uma oferenda de purificação para afastar a enfermidade, a praga, a inveja e transmutar a nossa energia, deixando apenas a energia positiva, porque a maior riqueza que o ser humano tem é a saúde”, explicou.
Por ser considerado o símbolo da saúde, Kennedy recomenda que pessoas enfermas participem da festa para receber essa energia de cura. “Mas se a pessoa tiver impossibilitada de se locomover, que um parente leve a roupa dessa pessoa para receber essa energia e sejam curadas tanto na alma quanto no corpo físico. É um ato de muita fé, acreditar em Olodumaré, que é o Deus Supremo, e nessa divindade, Obaluaê”, recomendou.
O terreiro Ile Axé Opô Ofá Omim Orum fica localizado na Rua Vereador Manuel Joaquim Martins, 1398, Pintolândia.
MARILENA FREITAS
Categoria:Religiosidade