Boa Vista fecha convenções partidárias com quatro pré-candidatos a prefeito

O último a realizar convenções foi o Progressistas, com definição de 24 pré-candidatos a vereador e reafirmando o apoio à deputada estadual Catarina Guerra / Foto: Divulgação /

Boa Vista terá quatro candidatos a prefeito nas eleições deste ano. O prazo para que partidos políticos e federações definissem seus pré-candidaros a prefeito, vice-prefeito e vereadores, encerrou nesta segunda-feira (5). 

O último a realizar convenção partidária na capital roraimense foi o Progressistas. O evento ocorreu à tarde, no espaço Mosaico Eventos, no bairro Asa Branca.

O Progressistas, que é presidido no estado pelo senador Dr. Hiran Gonçalves e também abriga o governador Antonio Denarium, escolheu 24 pré-candidatos a vereadores e reafirmou o apoio à deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil).

Catarina teve a pré-candidatura a prefeita inviabilizada após manobra do presidente regional do partido, deputado federal Nicoletti, que adiantou a convenção partidária para o sábado passado (3).

A data anunciada para o evento era esta segunda-feira (5), mas a manobra fez com que Nicoletti obtivesse vitória na disputa interna contra Catarina, sendo anunciado como o indicado do partido no estado como pré-candidato a prefeito, tendo o ex-deputado estadual Damosiel Lacerda (PDT) como vice.

Se sentindo traída pelo companheiro de partido, Catarina disse que buscará a justiça para anular a convenção antecipada do União Brasil. Já o senador Dr. Hiran disse acreditar que a executiva nacional do União Brasil decidirá por tornar sem efeito a convenção municipal e oficializar a candidatura de Catarina Guerra.

Executiva Nacional convoca reunião para definir questão

Diante do desentendimento entre Nicoletti e Caratina, a Executiva Nacional do União Brasil convocou reunião online de urgência para às 13h desta terça-feira (6) na sede do partido em Brasília, com opção de participação online, para definir a questão.

Conforme o site Política Macuxi, a reunião extraordinária foi convocada pelo presidente nacional do partido, Antônio de Rueda, com objetico de analisar o pedido de anulação da convenção que definiu Antonio Nicoletti como pré-candidato a prefeito pelo partido.

Outros pré-candidatos

Além de Nicoletti, também são pré-candidatos a prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (MDB), que concorre à reeleição, tendo como vice o tenente-coronel do Exército e ortopedista Marcelo Zeitoune (PL); a federação PSOL-REDE lançou Lincoln Freire (PSOL) como pré-candidato a prefeito e Yano Rodrigues (REDE), como vice; já a federação PT-PV-PCdoB lançou Mauro Nakasshima para prefeito e Nivalda Cardoso para vice, ambos do Partido Verde.

Pelo calendário eleitoral, após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para protocolar o registro de todas as candidaturas.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)

Categoria:Política

Deixe seu Comentário