Sessão na Câmara Municipal de Boa Vista termina em confusão

Os vereadores Dr. Ilderson e Vavá do Thianguá trocaram insultos e quase vão às vias de fato / Foto: Divulgação /

A manutenção do veto do prefeito Arthur Henrique ao Projeto de Lei nº 302/2022, que institui no âmbito do Município de Boa Vista o ensino de jiu-jitsu nas escolas municipais como atividade extracurricular, foi o pivô da confusão envolvendo os vereadores Dr. Ilderson (PTB, autor da matéria) e Vavá do Thianguá (PSD), na sessão desta quarta-feira, 24, na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV). Os dois ocupam cargos na Mesa Diretora.

A discussão, que começou ainda no plenário, se estendeu até os corredores.

O veto foi mantido por um placar de 12 x 10, apesar da defesa do autor explicando que a matéria não criaria nenhuma despesa ao Município por se tratar de atividade extracurricular e o líder do prefeito na Casa, vereador Zélio Mota (PSD) ter orientado pela derrubada, citando acordo firmado com os demais parlamentares.

Aparentemente Vavá votou favorável ao veto. Visivelmente chateado pela manutenção do veto, Dr. Ilderson olha para o lado e vê Vavá do Thianguá sorrindo, se levanta e pronuncia algo inaudível, faz um gesto como se fosse dar um soco e completa "Na tua cara. Vou te pegar lá fora", ao que Vavá também se levanta e retruca: "Acerta aqui mesmo, p***", conforme dá para ouvir no áudio vazado.

Dr. Ilderson sai do plenário e Vavá tenta segui-lo, mas é contido pelos colegas de parmamento.

Enquanto a 1ª secretária da Mesa Diretora, Aline Rezende (PRTB), tenta dar prosseguimento à leitura das demais matérias da Ordem do Dia, Vavá se aproxima do presidente Genilson Costa (SD) e afirma: "Quero ver o Conselho de Ética agora, tá?". "Para aí, Vavá!", responde Genilson Costa, na tentativa de acalmar os ânimos.

Minutos depois Dr. Ilderson retorna ao plenário, voltando a ocupar sua cadeira na mesa dos trabalhos. A sessão prossegue, mas em clima tenso, até que Vavá se levanta e vai tomar satisfações novamente com Dr. Ilserson.

Enquanto os dois discutem, alguém fala com o microfone aberto: "O Vavá é vagabundo". Os dois saem do plenário, seguidos pela maioria dos vereadores, enquanto o vereador Nilson Bispo (PSC) reclama que queria fazer uso da palavra. "Bora encerrar, tá tendo confusão lá, tão brigando", afirma Genilson Costa, antes de encerrar a sessão às pressas e deixar o plenário correndo.

Nos corredores, Vavá e Dr. Ilderson trocam insultos novamente e só não vão às vias de fato porque são contidos por assessores e policiais militares que prestam serviço na Casa.

Vídeos da confusão circularam pelas redes sociais.

- Clique aqui para ver a íntegra da sessão.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Política

Deixe seu Comentário