A primeira-dama Simone Denarium é a nova conselheira do TCE-RR

Inicialmente cinco candidatos disputavam o cargo, mas o deputado Coronel Chagas desistiu em cima da hora; Simone Denarium acompanhou a votação no Plenário / Foto: Reprodução TV Assembleia /

Com 17 votos, a primeira-dama Simone Soares de Souza foi escolhida conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, para ocupar a vaga foi aberta com a aposentadoria do conselheiro Henrique Machado. A sessão extraordinária encerrou agora há pouco na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Simone Denarium, que acompanhou a votação no plenário, inicialmente concorria com quatro candidatos: os deputados estaduais Coronel Chagas e Jorge Everton, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas, e a advogada Maria da Glória de Souza Lima.

O deputado Coronel Chagas surpreendeu a todos ao desistir da candidatura na última hora. Como justificativa para a desistência, o parlamentar alegou que, mesmo com uma trajetória política de 24 anos, com nome limpo e sem receber impugnação, foi duramente atacado por fake news, além do fato de não ter recebido o apoio necessário para prosseguir na disputa.

"Infelizmente não consegui apoio o apoio necessário. É preciso grandeza para dar dois passos atrás e um passo para frente. Foi por isso que resolvi tomar essa decisão", afirmou.

A votação foi secreta por meio de cédulas de papel, conforme prevê o regimento interno da casa e os deputados Marcos Jorge e Catarina Guerra atuaram como escrutinadores. A deputada Aurelina Medeiros fez a leitura dos votos.

O deputado Jorge Everton recebeu quatro votos, Regys Freitas três e a advogada Maria da Glória nenhum voto.

Ao anunciar o resultado da votação, o presidente da assembleia legislativa, deputado soldado sampaio, que também presidiu a comissão especial externa, agradeceu aos candidatos e enfatizou a transparência com que foi conduzido todo o processo de escolha.

"Parabéns a todos os candidatos que se dispuseram a se inscrever, participar de todos os ritos conforme o edital. Procuramos dar a maior transparência a todos os candidatos, assim também como todo aqueles que tiveram interesse em acompanhar de perto a discussão. Em momento algum a comissão deixou de fazer seu papel de acordo com o que estava previsto no edital. Agradecer à primeira-dama e secretária de Estado Simone Denarium, a qual já cumprimento pela vitória. Desejo sucesso à frente desse cargo tão importante do Tribunal de Contas do Estado de Roraima", disse.

O processo de escolha, que encerrou hoje com a votação em plenário, começou no dia 17 de abril, com a publicação do edital que abriu prazo para apresentação de requerimento de inscrição.

Após a publicação no Diário do Poder Legislativo, o resultado final com a escolha do nome da primeira-dama Simone Denarium como conselheira do TCE-RR será promulgado pelo presidente da ALE-RR, Deputado Soldado Sampaio.

A data da posse de Simone Denarium será decidida pelo presidente do TCE-RR.

Quem é Simone Denarium

Simone Soares de Souza é natural de Brasília-DF, 49 anos, esposa do governador Antonio Denarium, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima, pós-graduação em Auditoria Pública pela Faculdade Atual da Amazônia.

Experiência profissional:

- Secretária de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social do Governo do Estado de Roraima
- Secretária de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social do Governo do Estado de Roraima
- Secretária de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social do Governo do Estado de Roraima
- Contadora efetiva na Boa Vista Energia S/A
- Chefe do Controle Interno da Casa Civil
- Presidente da Comissão Permanente de Licitação, na extinta Fesur.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Política

Deixe seu Comentário