VIGILÂNCIA EM SAÚDE: Sesau recomenda que municípios intensifiquem ações contra as arboviroses

Dados mais recentes da dengue, por exemplo, apontam um aumento de 2.286% no número casos prováveis da doença este ano / Foto: Ascom/Sesau /

A Sesau (Secretaria de Saúde) emitiu recomendação aos municípios de Roraima para que intensifiquem ações de controle das arboviroses. Os dados mais recentes da dengue, por exemplo, apontam um aumento de 2.286% no número casos prováveis da doença este ano.
 
“O cenário epidemiológico da dengue é preocupante, por isso a importância da orientação aos gestores de todos os municípios. Nesse momento, é preciso estar atento, unir forças e combater o mosquito da dengue”, afirmou a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira.
 
Os municípios de Boa Vista e Rorainópolis, por exemplo, apresentaram aumento superior a 1000%. A medida também ocorre após a divulgação de um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que apontou a presença de casos do sorotipo 3 da dengue no país.
 
“É importante reforçar as ações de prevenção, como eliminação de criadouros, evitar água parada e lixo que acumulem água e sujeira, impedindo a proliferação do mosquito”, destacou.
 
O documento enviado aos municípios deixa clara a necessidade de intensificação de ações municipais articuladas entre áreas técnicas de saúde com os setores parceiros (Educação, Meio Ambiente, Defesa Civil, Assistência Social e outros), além de reforçar a importância da participação da sociedade civil na execução das estratégias de vigilância e o controle das doenças, reduzindo o risco de adoecimento e óbitos.
 
“Com isso, vamos conseguir reduzir o número de casos e evitar um surto com consequências que podem ser graves, como óbitos e internações”, finalizou Valdirene.

MINERVALDO LOPES
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário