TRABALHO CONJUNTO: Denarium e ministros definem primeiras medidas para minimizar crise Yanomami

Participaram da comitiva o senador da República, Hiran Gonçalves e o chefe da Casa Civil do Governo de Roraima, Flamarion Portela / Foto: Ascom/Casa Civil da Presidência da República /

O governador Antonio Denarium se reuniu na noite desta segunda-feira, 6, com os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Flávio Dino (Justiça) para discutir e avaliar os impactos da crise Yanomami e gerar alternativas que definirão os próximos passos a serem dados em uma solução definitiva que contemple a todos.

Participaram da comitiva o senador da República, Hiran Gonçalves e o chefe da Casa Civil do Governo de Roraima, Flamarion Portela.

Na reunião ficaram definidos alguns pontos, como a definição para se construir uma solução definitiva para a segurança alimentar das comunidades indígenas; a intensificação das ações de saúde ao público indígena em parceria com o Governo do Estado; assistência social para os trabalhadores em garimpo; criação de legislação que tratará da mineração em sistema de cooperativas de garimpeiros em áreas do Estado, fora de reservas indígenas e ambientais; auxílio para a desintrusão da área indígena e abertura do espaço aéreo – por tempo determinado – para retirada dos garimpeiros. Os temas foram considerados pelos presentes como um grande avanço na questão.
 
Para o governador Antonio Denarium, a reunião representa um marco para o estado com a construção de uma solução boa para todos. “Acredito que temos que buscar soluções definitivas para esta e tantas outras questões e possamos sair todos vencedores e construir um Brasil para todos”, ressaltou o governador.

O Governo Federal  solicitou que na próxima semana seja agendado, na Capital Federal, um encontro com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e uma comitiva de representantes dos garimpeiros para o início de um diálogo que poderá resolver definitivamente o problema no Estado de Roraima, além de gerar oportunidades dentro da legalidade para esses trabalhadores.

O senador da República, Hiran Gonçalves, foi questionado sobre as definições da reunião e destacou a sensibilidade do Governo Federal em agilizar a solução, sem excluir ninguém e dando oportunidade de reconstrução de vida aos trabalhadores do garimpo.

“Não existe solução sem que haja diálogo, e o Governo Federal tem sido feliz na condução desse problema com o povo Yanomami, e o mais importante é que está tendo a visão completa do problema, sem deixar ninguém para trás”, relatou o senador.

COMITIVA EM RORAIMA

No dia 8 deverá chegar mais uma comitiva do Governo Federal em Roraima. Desta vez, será composta pelo ministro da Defesa, José Múcio, que virá acompanhado de assessores, para implantar as ações negociadas até o momento entre União, Governo do Estado e demais envolvidos no processo.

DA REDAÇÃO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário