ORIENTAÇÃO: Fluxo de atendimento ao paciente diabético é tema de palestra no Coronel Mota

A ação, nesta quinta-feira, 2, foi inteiramente voltada para pacientes assistidos pelo Centro Especializado de Atenção ao Diabético / Foto: Ascom/Sesau /

Profissionais que atuam no atendimento de demandas relacionadas à diabetes na Clínica Médica Especializada Coronel Mota promoveram nesta quinta-feira, 2, uma palestra voltada para tirar as principais dúvidas sobre como funciona o fluxo de atendimento da unidade.

A ação foi inteiramente voltada para pacientes assistidos pelo CEAD (Centro Especializado de Atenção ao Diabético), criado exclusivamente para os cuidados com a doença, conforme explicou a diretora geral da unidade, Rayane Santos.
 
“A importância dessa palestra é esclarecer como o paciente irá entrar em nossa rede. Por se tratar de um centro especializado, o diabético deve ser referenciado pelo médico geral da rede municipal para a nossa unidade”, disse.
 
Durante o atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde), o profissional deverá classificar a gravidade do caso, reforçando a necessidade da realização da consulta na rede especializada, de acordo com o parâmetro do Ministério da Saúde.
 
Caso esse paciente receba a classificação vermelha, a marcação da consulta no CEAD deve ocorrer em até 30 dias. Se a classificação for amarela, a avaliação será feita em até 90 dias; e a verde, em até 120 dias.
 
“Nós temos os médicos reguladores que irão avaliar o encaminhamento do paciente vermelho, para analisar se ele está realmente na situação de risco e então marcar a consulta”, ressaltou a representante da Central de Regulação no Coronel Mota, Raquel Pimentel.
 
A dona de casa Maria Feitosa, de 60 anos, é uma das pacientes atendidas pelo CEAD. Além de participar da palestra, ela destacou a importância dos pacientes terem ciência de como é o fluxo dentro da clínica.
 
“Acredito que seja de suma importância termos conhecimento sobre o fluxo da unidade para podermos saber onde devemos nos direcionar para solicitar os nossos atendimentos, exames e outras necessidades necessárias”, salientou.
 
RETIRADA DE MEDICAMENTOS

Além de explicar o fluxo do CEAD, a palestra também prestou orientações sobre a retirada de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico do Estado.
 
De acordo com o coordenador geral de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Charles Gonçalves, o paciente pode recorrer ao município, por meio da Atenção Primária ou na Atenção Especializada do Estado, pela Sesau.
 
“Para fazer o cadastro é necessário estar munido do receituário, laudo médico do especialista endócrino, RG, CPF, Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência”, ressaltou.
 
Localizada na avenida São Sebastião, nº 1485, no bairro Santa Tereza, a Central de Assistência Farmacêutica funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h (para a retirada de medicamentos) e das 14h às 18h (para medicamentos e material médico hospitalar).
 
ATENDENDO COM CARINHO
 
Em funcionamento desde o dia 20 de setembro de 2022, o CEAD (Centro Especializado de Atenção ao Diabético) tem como missão proporcionar qualidade de vida para as pessoas que sofrem com a diabetes.
 
Após passar pela consulta com o especialista do Coronel Mota, o paciente pode ir até o CEAD para fazer a sua carteirinha da unidade. O cartão é um documento que permite marcar retornos das consultas.
 
Os serviços oferecidos na unidade são: ortopedia, vascular, oftalmologia, retinologia, dermatologista, endócrino, nutricionista, nutrólogo, psicólogo e psiquiatra, além de exames como endoscopia e ultrassom.
 
“Tudo o que a unidade tem para oferecer, o paciente do CEAD poderá usufruir. A diferença do paciente atendido pelo Centro é que ele terá prioridade e será um atendimento diferenciado dos demais”, pontuou Rayane Santos.
 
O CEAD fica localizado na Rua Capitão Júlio Bezerra, nº 636, Centro, dentro do Coronel Mota. O horário de funcionamento é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário