COEDE-RR: Nova diretoria do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência é empossada

Juntamente com o defensor público-geral, Oleno Matos, a nova presidente do Coede, Maria Cleomar dos Santos, é empossada / Foto: Ascom/DPE-RR /

O auditório da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) foi palco para a posse da nova mesa diretora do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima (Coede-RR), para o biênio 2023/2024. Entre os empossados, o defensor público-geral, Oleno Matos, assumiu como um dos conselheiros governamentais. A solenidade ocorreu na quarta-feira (25).

A nova presidente do Coede-RR é Maria Cleomar dos Santos, representante do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), e que substitui Jean Martins de Araújo na mesa diretora. Ao todo, são dez conselheiros e suplentes empossados de diferentes órgãos estaduais e oito entidades da sociedade civil.

Em seu discurso, Oleno Matos destacou a necessidade de se aplicar as verbas públicas destinadas ao Coede-RR para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência em Roraima. “Quero cobrar o fortalecimento das políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. É inadmissível deixar de aplicar recursos que deveriam ser aplicados para as PcD's, seja ele qual for o valor. Não podemos deixar isso acontecer e precisamos fazer funcionar o Fundo voltado a esse público”, disse.

Ele também anunciou, seguido de aplausos, a criação do Núcleo de Atendimento Especial para Pessoa com Deficiência na DPE-RR.

A nova presidente do conselho disse em seu discurso que o plano é seguir com as pautas da gestão anterior, com base na luta por políticas públicas de acessibilidade.
“Ninguém pode soltar a mão de ninguém! Precisamos desse contato para que realmente haja a luta por esse direito que nos cabe, principalmente com relação às políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Essa é a nossa luta. Queremos ser vistos, queremos existir”, disse.

No dispositivo de honra, também estavam o diretor-presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, o vice-presidente do Coede (também empossado na cerimônia), Hiderlan Bonfim, e a secretária adjunta da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Isadora Ferreira.

DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário