CORRENTE DO BEM: Hemoraima recebeu mais de 15 mil doações de sangue em 2022

A unidade tem reforçado parcerias com empresas e entidades da sociedade civil como forma de prevenir a baixa no estoque / Foto: Ascom/Sesau /

Doar sangue é um gesto de extrema generosidade e capaz de salvar várias vidas. No Estado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu um total de 15.181 doações de sangue durante o ano de 2022.
 
Os dados levam em consideração o número de campanhas realizadas pela unidade, a convocação de doadores voluntários e a presença de doadores de reposição.
 
Apesar de ser um quantitativo satisfatório, a demanda por bolsas de sangue tem aumentado bastante nos últimos meses, conforme ressalta a assistente social do setor de captação, Hellen Bessa.
 
“Tivemos mais de 15 mil doações, número um pouco maior que o de 2021 [foram 14.120 doações no período], mas temos que considerar algumas situações, como a influência do fluxo imigratório, o aumento de acidentes e as frequentes cirurgias eletivas”, afirmou.
 
Como forma de prevenir a baixa no estoque, a unidade tem reforçado parcerias com empresas e entidades da sociedade civil. A ideia é sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue.
 
“É um alerta que desenvolvemos para sensibilizar a sociedade civil para que não estejamos em uma situação de perigo, para não provocar um caos no estado”, explicou Bessa.
 
O office-boy Carmelito Lélio Rodrigues, 39, se tornou doador após a enteada precisar de bolsa de sangue em um momento onde reforçar o estoque da unidade é de grande necessidade.
 
“Eu sou doador há muito tempo, e de ano em ano faço uma doação. Esse ano vou doar certinho [dentro do período de quatro meses]. É sempre bom os doadores aparecerem no Hemoraima, pois tem muita gente que precisa e infelizmente também tem muitos acidentes acontecendo”, comentou.
 
Hellen aproveitou para reforçar o convite para que doadores voluntários e parceiros se façam ainda mais presentes em 2023.
 
“Se o homem pode doar até quatro vezes no ano e a mulher três vezes, porque não distribuir esse período durante esse ciclo de 12 meses? Então, a gente visualiza a possibilidade de sensibilizar todos esses nossos parceiros para estarmos dentro dessa causa, mantendo um equilíbrio satisfatório do ano de 2023”, ressaltou.

SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário