RETROSPECTIVA HCSA: Hospital da Criança Santo Antônio registrou mais de 96 mil atendimentos em 2022

O ano de 2023 iniciou de forma tranquila no Hospital da Criança Santo Antônio e na UBS Anexa / Foto: Fernando Teixeira /

Ao longo de 2022, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), única unidade de referência em atendimento infantil no Estado, registrou 96.798 atendimentos. Foi um ano marcado por diversas ações e melhorias que otimizaram os serviços, como implantação de uma unidade de saúde anexa, o retorno da Sexta Colorida, Classe Hospitalar, Bloco dos indígenas e muito mais.

O atendimento de excelência é uma garantia e determinação do prefeito Arthur Henrique. “Implantamos diversas medidas para otimizar os serviços no hospital. Investimos muito nas salas de centro cirúrgico, alas de internação e laboratório, farmácia abastecida e os serviços seguem funcionando normalmente”, disse.

Retrospectiva das ações que marcaram o ano no HCSA

Em janeiro foi instalada a Unidade Básica de Saúde (UBS) integrada ao Hospital. A UBS Anexa veio para desafogar a Emergência, uma vez que os casos mais leves, que não são graves e nem de urgência, são encaminhados para atendimento na UBS. Esse encaminhamento é feito após triagem no hospital. Em julho, a UBS Anexa teve o horário de atendimento ampliado e passou a funcionar das 7h à meia-noite.

O mês de agosto foi marcado pelo retorno da Sexta Colorida. Uma ação feita pelos profissionais de saúde, que se caracterizam de super-heróis e personagens da cultura pop, com o objetivo de atender de uma forma leve e divertida. A ação era realizada desde 2017, mas estava suspensa desde 2020 por conta da Covid-19. O retorno trouxe muita alegria ao ambiente hospitalar e a família dos pequenos pacientes.

Ainda em agosto, no dia 13, o HCSA completou 22 anos de serviços prestados à população, atendendo crianças a partir dos 29 dias até 12 anos de idade. “Em 2015, foram iniciadas reformas, aquisição de equipamentos e ampliação de blocos. Hoje, temos mais de 30 especialidades de atendimento, um grande avanço, pois inicialmente existiam apenas 15”, disse o prefeito.

Além da estrutura moderna, dos equipamentos e da qualificação profissional, o HCSA se destaca pela inovação. Desde 2007, o hospital dispõe de um trabalho especial para que os pacientes em idade escolar não fiquem sem aprendizado durante o período de internação. As crianças têm aula, com a ajuda de três pedagogas cedidas pela Secretária Municipal de Educação (SMEC).

Antes de encerrar o mês de agosto, a Prefeitura de Boa Vista fez a convocação de mais 29 candidatos aprovados no concurso público da Saúde Municipal de 2019. Em setembro, os aprovados foram empossados e reforçaram os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no HCSA.

Em setembro o Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (Narfis) completou um ano. O Núcleo, que trata crianças com fissura labiopalatina a partir dos 28 dias de vida, realizou mais de 90 cirurgias. Além disso, as crianças seguem com acompanhamento que inicia com dentista, fonoaudiólogo, nutricionista, cirurgião plástico e psicólogo.

O mês de outubro também foi de mudanças na pasta da saúde municipal. O HCSA recebeu a visita da nova secretária municipal de saúde, Regiante Matos. A secretária fez uma visita técnica em toda a unidade, com o objetivo de fazer um diagnóstico situacional. Na ocasião, ela destacou o trabalho e compromisso do prefeito Arthur Henrique com a saúde municipal. “Esse é um trabalho feito em parceria e, juntamente, com os servidores vamos trabalhar para ter a saúde de Boa Vista cada vez melhor", destacou.

Gostosuras ou travessuras?

No mês do Halloween, em outubro, as crianças do HCSA tiveram momentos de descontração e lazer. A iniciativa surgiu dos profissionais da saúde como uma forma de levar alegria e afastar o medo e preocupação. Fantasiados, os profissionais entregaram doces e brindes para os pequenos.

Nos meses de novembro e dezembro, os sorrisos foram muitos. Isso porque as crianças internadas receberam diversos presentes. A primeira ação foi realizada pela PRF-RR, como parte da campanha Policiais Contra o Câncer Infantil”, que acontece em todo o Brasil em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro). Foram entregues mais de 100 brinquedos.

Em dezembro foi a vez do Papai Noel passar pela unidade hospitalar. A Prefeitura de Boa Vista, por meio do Programa Servidor de Valor, arrecadou junto aos funcionários centenas de brinquedos que foram entregues as crianças internadas e também as que aguardavam atendimento na Emergência.

Movimento no final de semana

O ano de 2023 iniciou de forma tranquila no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e na UBS Anexa. De 30 de dezembro de 2022, ao primeiro dia de 2023, 546 crianças deram entrada na Emergência do HCSA. Já na UBS, foram 230 atendimentos no total. Destes, 70 foram de crianças encaminhadas pelo hospital.

JÉSSICA COSTA
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário