CASO ROMANO DOS ANJOS: Sinjoper e Fenaj repudiam decisão do TJRR de arquivar ação contra policiais militares

Em Nota de Repúdio, as duas instituições afirmam esperar "que a justiça seja feita e que ataques à liberdade de expressão e de imprensa, não fiquem impunes / Foto: Divulgação /

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) emitiram Nota de Repúdio à decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) pelo arquivamento da ação envolvendo os policiais militares acusados do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos.

A decisão, assinada pela juíza Daniela Schirato, da Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas, atendeu pedido do Ministério Público de Roraima (MPRR) por falta de provas no inquérito policial. A magistrada também revogou todas as medidas cautelares anteriormente fixadas aos investigados, determinando a retirada das tornozeleiras eletrônicas dos réus e a restituição dos bens apreendidos nos autos.

Na Nota de Repúdio divulgada nesta quinta-feira, 24, as duas instituições afirmam que esperar "que a justiça seja feita e que atos de agressão e desrespeitos ao exercício da atividade profissional dos jornalistas e ataques à liberdade de expressão e de imprensa, como o caso do jornalista Romano dos Anjos, não fiquem impunes e que "qualquer tentativa de impedir o trabalho dos jornalistas é um ataque ao direito da sociedade de acesso às informações de interesse público". 

Operação Pulitzer

Os militares, juntamente com um ex-servidor da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foram presos na Operação Pulitzer, deflagrada em 16 de setembro de 2021 para apurar os crimes de sequestro e tortura do jornalista Romano do Anjos, ocorridos em outubro de 2020.

Todos os envolvidos eram ligados diretamente ao presidente da ALE-RR à época, o ex-deputado estadual Jalser Renier Padilha, que chegou a ser preso na segunda fase da Operação Pulitzer, mas acabou solto dias depois. Apontado como o mandante dos crimes cometidos contra o jornalista, Jalser Renier teve o mandato cassado pelo Plenário da ALE-RR no dia 28 de fevereiro deste ano, por quebra de decoro parlamentar.

LEIA A NOTA DE REPÚDIO NA ÍTEGRA:

 
WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Jornalismo e Comunicação

Deixe seu Comentário