EDUCAÇÃO MUNICIPAL: Alunos da Escolegis lotam sala de aula de preparatório para concurso

Aulas gratuitas e com direito a apostilas ocorrem de segunda a sexta-feira, à noite, na unidade do Santa Luzia / Foto: Marley Lima /
 
Sala lotada e olhos atentos às explicações da professora. É com essa disciplina que os alunos do preparatório para o concurso da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Boa Vista estão empenhados para lograr êxito no certame, que será realizado no dia 28 de janeiro de 2023. As aulas gratuitas e com direito a apostilas estão sendo ministradas de segunda a sexta-feira, no período noturno, na unidade da Escola do Legislativo do bairro Santa Luzia.
 
A presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União), disse que a grande procura da população por todos os cursos é resultado de um diálogo com a comunidade.
 
“O preparatório superou todas as expectativas. Tivemos um ajuste para não deixar ninguém de fora, ampliando, abrindo mais vagas. Queremos que todos façam um preparatório com qualidade e eficiência, com professores capacitados. Temos um saldo positivo de pessoas que foram aprovadas, seja em seletivos ou concursos, em razão das aulas ofertadas”, ressaltou a parlamentar.
 
O diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, disse que faz parte da tradição da instituição ofertar preparatórios para concurso público.
 
“Mais uma vez, a escola vem atender todas as expectativas das pessoas que pretendem concorrer a uma vaga. Desejamos esgotar o conteúdo programático que consta no edital. São dois meses para se preparar e fazer uma boa prova”, disse, ao salientar que todas as vagas foram preenchidas e já há um cadastro de reserva.
 
A administradora Lucimeire de Souza Bezerra, 36 anos, está na expectativa de sair vitoriosa e conquistar uma vaga de pedagoga. "Esse é um concurso muito esperado por mim, pois estou concluindo meu curso de Pedagogia e almejo passar. Está sendo uma grande oportunidade", afirmou.
 
Lucimeire elogia o curso e ressalta a importância de ele ser gratuito. “Está muito legal. Começamos as aulas na segunda-feira e está sendo muito proveitoso, os professores são muito bacanas, conseguem transmitir o conhecimento facilmente e, além de tudo, são pacientes. O fato de não ter de pagar é maravilhoso para quem não tem condições, pois mãe de família tem a despesa elevada”, explicou.
 
Quem também está esperançoso é o autônomo José Abraão de Souza Lima, que sempre trabalhou com comércio. Ele é pedagogo há quatro anos e atua na área educacional de forma voluntária em um projeto social. “Vou tentar uma vaga para professor. Neste curso, vejo um leque de aprendizados, estamos começando para chegar a um objetivo maior. Quero estar numa sala de aula para compartilhar os meus conhecimentos”.
 
Para ele, a oportunidade oferecida pela Escolegis não deve ser desperdiçada por ser gratuita e porque os professores são altamente qualificados. “O curso está sendo ótimo. Os professores são dinâmicos, há interação com os alunos, o que é muito importante. Outro ponto positivo é trazer a comunidade para assistir às aulas”, destacou Lima.
 
A professora de Língua Portuguesa Adineia Viriato disse que se depender dela todos os alunos já estão aprovados. “Vamos explorar todo o conteúdo do edital, começando por ortografia, depois morfologia e sintaxe, tudo aquilo que o aluno, mesmo sendo professor, tem dificuldade como qualquer outro candidato”, avaliou.
 
No total, estão sendo ministradas oito diferentes disciplinas: Conhecimentos Gerais; Projeto Político-Pedagógico, BNCC e PNE – Lei nº 13.005; Língua Portuguesa; Informática; Conhecimentos Pedagógicos; Raciocínio Lógico; Leis nº 8.069 e nº 14.113 e Constituição Federal, e Leis nº 9.394, nº 10.639; nº 11.645. 

MARILENA FREITAS
Categoria:Política

Deixe seu Comentário