FILHOS DE MARIA: MPRR realiza capacitação ao público masculino de prevenção à violência contra a mulher

Programação teve início nesta quarta-feira, 24, com palestra de Promotores de Justiça do MPRR e do MPBA, além de integrantes de instituições parceiras / Foto: Ascom/MPRR /

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), finaliza nesta quinta-feira, 24 de novembro, as atividades da Capacitação “Filhos de Maria”. O evento, coordenado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, visa disponibilizar ferramentas de diálogo com os homens a fim de promover a conscientização sobre a prevenção da violência contra as mulheres.

A programação teve início nesta quarta-feira, 24 de novembro, e contou com palestra de Promotores de Justiça do MPRR e do MPBA, além de integrantes de instituições parceiras. Também foi realizada uma atividade de campo na Distribuidora de Bebidas Monte Roraima com a intenção de levar informações sobre o tema para o público interno da empresa.

A Promotora de Justiça de Defesa da Mulher explica que o projeto tem como objetivo atender a uma Recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que prevê a promoção de propostas reflexivas para homens no esforço para reduzir a violência doméstica contra a mulher.

“A nossa finalidade é trabalhar a conscientização e a prevenção para que possamos evitar a reincidência da violência e o escalonamento para situações de gravidade, a exemplo do feminicídio, e chamar atenção de toda a sociedade para essa causa comum que é evitar a violência e morte de mulheres”, ressaltou Lucimara Campaner.

A Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia, Sara Gama, que ministrou palestra e também a atividade de campo, afirma que a função do evento é fazer com que o público masculino participe desse diálogo.

“Quando a gente pensa que a Lei Maria da Penha traz, além da ideia da punição, a ideia da prevenção, nós precisamos conversar com os homens. São os homens que, infelizmente, são os protagonistas das maiores violências contra as mulheres. Um evento como esse é de importância muito grande, sobretudo no mês de novembro, um mês dedicado à saúde do homem, e a não-violência significa saúde mental, saúde psicológica, emocional que os homens também precisam ter”, destacou a Promotora de Justiça.

Rafael Alves, de 30 anos, um dos participantes da atividade de campo disse que a dinâmica foi convincente e esclarecedora. “As mulheres precisam ser valorizadas e respeitadas e hoje a gente viu que frases simples podem afetar as mulheres, precisamos mudar isso”, concluiu Rafael.

O projeto “Filhos de Maria” prevê outras capacitações em instituições públicas e privadas a fim de formar novos multiplicadores na missão de conscientizar a sociedade no combate à violência contra a mulher.

FONTE: PORTAL MPRR
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário