ALE-RR aprova PL que institui o Dia Estadual da Perícia Criminal

A proposta é de autoria da deputada estadual Catarina Guerra / Foto: Nonato Souza /

O Plenário da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima) aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 22, o PL (Projeto de Lei) nº 182 de 2022, de autoria da deputada Catarina Guerra (União). O PL institui a data de 17 de setembro como o Dia Estadual da Perícia Oficial de Natureza Criminal no âmbito do Estado de Roraima.

Ao cumprimentar o presidente da ARPO (Associação Roraimense de Peritos Oficiais de Natureza Criminal), Antonio Alberto Medeiros Ferreira, presente na galeria, a deputada Catarina Guerra afirmou que o projeto é uma forma de homenagear, agradecer e reconhecer o relevante trabalho realizado no Estado por esses profissionais.

"Devido à relevância do trabalho realizado por todos os peritos criminais no Estado, esse projeto é uma forma de homenagem e agradecimento da categoria. O nossos peritos realizam um trabalho importantíssimo para a solução em diversos casos que envolvem a nossa justiça criminal em prol da nossa sociedade", disse.

A parlamentar também convocou os colegas de parlamento para resolver o que ela considera "uma causa pendente", que é a reestruturação salarial dos peritos criminais do Estado de Roraima.

"A gente busca, através de diálogos, de debates com os demais deputados sanar essa falta de equiparação salarial. Precisamos garantir a eles o devido reconhecimento merecido. Aproveitar para mencionar o deputado Marcelo Cabral, que é o presidente da Comissão de Orçamento, para que a gente possa dar celeridade e ter sensibilidade para atender a essa causa solicitada por eles", conclamou.

Segunda melhor perícia do país

A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) também comentou a matéria, lembrando que a de Roraima é a segunda melhor perícia do país.

"Tenho muito orgulho de dizer que a perícia criminal de Roraima é considerada a segunda melhor do país, principalmente na questão do DNA. Nós trabalhamos com a violência doméstica familiar e quando um 'cara' estupra uma mulher aqui e essa mulher denuncia, vai lá, faz o exame certinho, a nossa perícia é capaz de, pelo DNA colhido do esperma do cara na mulher, ela identifica e prende o criminoso. Para vocês verem a importância da perícia aqui em Roraima", pontuou.

Lenir Rodrigues também parabenizou a deputada Catarina Guerra pela iniciativa. "Parabéns, deputada Catarina, porque a criação dessa data não é uma coisa tão simples, é para dar visibilidade a essa função importantíssima no nosso Estado. Isso é muito importante para que a gente possa valorizar essa categoria profissional", enfatizou.

A matéria agora segue para sanção do governador Antonio Denarium.

DA REDAÇÃO
Categoria:Política

Deixe seu Comentário