Moradores da zona rural de Boa Vista recebem ação de vacinação

Todas as vacinas do calendário nacional são disponibilizadas para crianças e adultos, além da atualização das informações de saúde do Auxílio Brasil / Foto: Jonathas Oliveira /

A prefeitura começou nesta quarta-feira, 9, as ações de vacinação na área rural de Boa Vista. As equipes vão percorrer algumas regiões para vacinar a população que está com cartão de vacina desatualizado ou esquema vacinal incompleto e com dificuldade de acesso.

As equipes iniciaram os trabalhos na Escola Municipal José David Feitosa Neto, atendendo a população do Polo I, do PA Nova Amazônia e Murupu. Só nesse primeiro dia da ação, as equipes aplicaram 450 doses de vacinas, totalizando mais de 220 pessoas imunizadas.

Além disso, mais 56 famílias atendidas com a atualização do programa Auxílio Brasil e mais 26 doses de suplementação de vitamina A. O agricultor Nilton Martins, 64, foi um dos primeiros a chegar à escola para receber as doses contra a Influenza (Gripe) e a 3ª dose contra a Covid-19. “Muito bom o atendimento das equipes aqui pertinho da gente. Podemos tomar as vacinas atrasadas”.

O agricultor aposentado Raimundo Rodrigues, 68, também recebeu a dose da vacina contra Influenza. “Precisamos cuidar da nossa saúde para evitar doenças e proteger também os nossos familiares e amigos”.

A Maria Eduarda, 7, estudante da Escola José David Feitosa Neto ficou nervosa e até chorou, mas recebeu a dose contra a Covid-19. Sua mãe, Eunice Magalhães também recebeu a dose de reforço da Covid-19. “É importante estar com cartão atualizado, para evitar a doença, procuro atualizar sempre o meu cartão e o dela, além dos outros dois filhos”.

A ação conta também com a atualização das informações de saúde do Programa Auxílio Brasil, que consta da pesagem, verificação da altura, administração da vitamina A e vacinação das crianças. A agricultora Nicele Rejane Reis, 42, foi uma das beneficiárias que compareceu para fazer a atualização das informações dos oito filhos e agradeceu a oportunidade de ser atendida perto de casa.

“Está de parabéns a prefeitura pela ação na comunidade, pois se deslocar até a cidade é muito ruim, pois é muita despesa, principalmente com os filhos. E aqui a gente consegue fazer a atualização do benefício e tomar as doses de vacinas em atraso”.

Em breve

A próxima ação de vacinação vai acontecer na próxima quarta-feira (16), na Escola Municipal Balduíno Wottrich, das 9h às 17h, na região do Monte Cristo. Para receber a vacinação é necessário apresentar documento de identificação, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina.

Já para atualização das informações de saúde do Programa Auxílio Brasil é necessário que pais ou responsáveis levem a caderneta de saúde (caderneta de vacinação) das crianças e a responsável legal (ou mãe) levar o cartão do benefício e CPF. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante e um documento de identificação da criança também.

JAMILE CARVALHO
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário