SETEMBRO VERDE: Assembleia Legislativa debate importância da saúde na inclusão da pessoa com deficiência

Live encerrou programação alusiva à campanha sobre acessibilidade, inclusão e visibilidade / Foto: Jader Souza /
 
O Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), transmitiu nesta sexta-feira (23) uma live com o tema “A Importância da Saúde na Inclusão da Pessoa com Deficiência”. O encontro encerrou a programação alusiva à campanha Setembro Verde, dedicada ao debate sobre acessibilidade, inclusão e visibilidade de pessoas com deficiência.
 
Com mediação de Jean Martins, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE), o debate teve a participação de Maria do Socorro Medeiros, terapeuta ocupacional do projeto TEAMARR do Centro de Apoio à Família da ALE-RR; da assistente social Cleomar dos Santos; do médico fisiatra Rodrigo Vasconcelos e do fisioterapeuta Natã Freire.
 
De acordo com Jean Martins, o objetivo foi traçar um panorama das políticas voltadas para a saúde da pessoa com deficiência em Roraima, além de levar informações para facilitar o acesso aos serviços públicos.
 
“O espaço foi importante para levar informação a quem necessita e queira saber hoje como está a política de saúde da pessoa com deficiência no nosso Estado, onde se pode buscar auxílio, o que vai facilitar para que se possa chegar até um atendimento. Todo cidadão precisa da saúde para ser inserido na sociedade”, destacou Martins.
 
A terapeuta ocupacional Maria do Socorro ressaltou o papel do TEAMARR no apoio às pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
 
“A Política Nacional de Saúde objetiva tratar o paciente por meio das ocupações humanas e desenvolvimento do ser humano como um todo, para ser incluído na sociedade. O TEAMARR é um serviço que abrange a saúde e a educação, e lá trabalhamos com uma equipe multidisciplinar com o objetivo de ajudar as famílias”, disse.
 
O médico fisiatra Rodrigo Vasconcelos também destacou a necessidade de integralidade no tratamento de pessoas com deficiência. Segundo ele, o estado de saúde “vai além de não ter doença”, mas também precisa levar em consideração aspectos sociais e psicológicos.
 
“O importante é a gente perceber a pessoa com deficiência como um todo. Acaba que essa pessoa tem múltiplos comprometimentos e, normalmente, no ambiente de saúde, enxergamos as coisas de uma forma isolada. Mas a pessoa com deficiência é o coração, a perna, o psicológico, a parte intestinal, a parte de mobilidade. E nesse contexto da medicina de reabilitação, viemos justamente buscar isso, integrar todas as necessidades desses pacientes para que possamos tratá-los de maneira universal, promovendo independência, funcionalidade, maior participação na sociedade e qualidade de vida”, afirmou o médico.
 
Segundo o fisioterapeuta Natã Freire, a responsabilidade do profissional de saúde vai além de tratar os pacientes com deficiência, mas deve “acolher, entender, incluir e amar”.
 
“Muitas vezes o profissional vai além daquele que cuida, mas aquele que doa vida para fazer com que o paciente seja incluído na sociedade, e compreenda que a condição de deficiência não o torna incapaz”, disse o fisioterapeuta.
 
Para a assistente social Cleomar dos Santos, o encontro foi fundamental para ampliar as discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência, possibilitando o diálogo com a sociedade.
 
“Estamos no Setembro Verde, que trata da inclusão da pessoa com deficiência, e nada melhor do que a gente levar ao público a importância desse debate, principalmente se tratando da questão da saúde”, reiterou Cleomar.
 
A live foi transmitida pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo canal no YouTube do Poder Legislativo (@assembleiarr), onde o público interagiu com comentários.
 
Setembro Verde
 
O Setembro Verde é destinado a conscientizar a sociedade quanto aos avanços e desafios para a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Em Roraima, a campanha foi incluída no Calendário Oficial do Estado pela Lei nº 1581 de 2021.
 
A programação alusiva à campanha iniciou na quarta (21), com a realização de uma partida de basquete em cadeiras de rodas para estudantes da Escola Estadual Ana Libória. Já na quinta (22), o Plenário Valério Caldas Magalhães foi palco de uma mesa de debate com o tema “Da Invisibilidade à Cidadania: os caminhos da pessoa com deficiência”, que reuniu especialistas, pessoas com deficiência e público em geral.
JULIANA DAMA
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário