ESTIMATIVA: Para fazer um deputado estadual em Roraima, federação ou partido deve obter 12 mil votos

Para deputado federal, o quociente eleitoral deve ficar em torno de 35 mil votos / Foto: Divulgação /

Se eleger deputado estadual ou federal é mais difícil do que se imagina. Além dos próprios votos, os candidatos também dependem do desempenho dos colegas de partido e/ou federação. Para declarar os vencedores nas chamadas eleições proporcionais, que elegem os membros das Assembleias Legislativas ou da Câmara Distrital (no caso do Distrito Federal) e para a Câmara dos Deputados, a Justiça Eleitoral utiliza o quociente eleitoral e o quociente partidário.

Conforme Narla Santana, assessora jurídica do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima), o quociente eleitoral é obtido pela divisão do total de votos válidos (total de votantes menos as abstenções e votos nulos e em branco), dividido pela quantidade de vagas.

"Para os cálculos, tanto do quociente eleitoral quanto do quociente partidário são levados em conta apenas os votos válidos. Os votos brancos e nulos não entram na contagem dos votos. Eles são totalmente descartados na eleição. Quociente eleitoral e quociente partidário são cálculos utilizados nas eleições dos cargos proporcionais e definem quantos candidatos o partido irá eleger para a eleição em questão", explica.

Narla Santa usa o caso de Roraima como exemplo, onde são oito deputados federais e 24 deputados estaduais. No caso dos deputados federais, o quociente eleitoral será obtido a partir da de visão de todos os votos válidos na eleição por 8. O número resultante desse cálculo será o quociente eleitoral.

"Vamos supor que tivéssemos um total de 16.000 votos na eleição para o preenchimento de 8 vagas para um cargo proporcional, então eu pegaria esses 16.000 e dividiria por 8 que teria como resultado 2.000. Esse valor seria o meu quociente eleitoral. Nesse exemplo todo o partido que conseguisse obter 2.000 votos para cima teria o direito de eleger candidatos", detalha.

Quociente partidário

A assessora jurídica do TRE-RR também explica como é feito o cálculo do quociente partidário. Conforme Narla Santana, esse quociente define quantos candidatos os partidos que conseguem eleger.

"Para chegar ao quociente partidário, utilizamos o valor total dos votos obtidos pelo partido e divide-se pelo quociente eleitoral, que foi o cálculo que fizemos anteriormente. Assim, verifica-se quantos candidatos determinado partido consegue eleger.

Segundo Narla Santana,  é por conta desse cálculo proporcional que existem aquelas situações em que determinado candidato que recebeu menos votos é eleito em detrimento de outro candidato que obteve mais votos, para os cargos proporcionais os votos não são contabilizados isoladamente por candidato, como nos cargos majoritários (presidente da República, gvernador e senador).

Nas eleições gerais de 2018, o deputado estadual mais bem votado obteve 8.401 votos, enquanto o menos votado recebeu 1.678 votos. Já para deputado federal, o primeiro colocado obteve 14.751 votos e o lanterninha, 8.491 votos.

Estimativa para 2022

Para as eleições gerais deste ano, o Estado de Roraima tem 366.240 eleitores aptos a votar. Conforme a assessora jurídica do TRE-RR, o quociente oficial só pode ser obtido após a apuração dos votos, mas é comum os dirigentes partidários fazerem uma previsão, com base nas eleições anteriores.

O presidente do Diretório Regional do Republicanos, Marcos Jorge de Lima, por exemplo, estima que o quociente eleitoral para este ano em Roraima deve ficar em torno de 12 mil votos para deputado estadual e 35 mil votos para deputado federal. Ou seja, essa deverá ser a quantidade de votos que cada partido ou federação deverá alcançar para eleger um deputado estadual ou federal.

Vale destacar que esses não são números oficiais, mas apenas uma estimativa do dirigente partidário, levando em conta sua experiência nas eleições anteriores em Roraima.

O primeiro turno das eleições deste ano ocorre no dia 2 de outubro e, caso haja segundo turno, será no dia 30 de outubro. Lembrando que a votação começa e termina mais cedo este ano. O início será às 7h e encerramento às 16h.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: wirismar@gmail.com)
Categoria:Política

Deixe seu Comentário