ATENÇÃO BÁSICA: Pacaraima recebe kit de emergência com mais de 10 mil itens

O kit que será destinado ao município contém medicamentos e insumos para atender até 1.500 pessoas por um prazo de até 30 dias / Foto: Ascom/Sesau /

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), inicia nesta terça-feira, 20, a entrega de um kit de emergência para reforçar a atenção básica de saúde. A localidade a ser beneficiada será a cidade de Pacaraima, na região Norte do Estado.
 
“Ao todo, Roraima foi agraciada com mais de 10 mil itens, graças à parceria do Estado com o Governo Federal. Essa será uma grande ajuda para o município, que vem sofrendo com intercorrências climáticas, como a que aconteceu no último sábado, 17”, ressaltou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
 
O kit que será destinado ao município contém medicamentos e insumos para atender até 1.500 pessoas por um prazo de até 30 dias. Tais itens são destinados para tratar as principais doenças ocasionadas pelas chuvas, como verminoses, diarreia e problemas respiratórios.
 
Serão enviadas também ataduras, luvas e gaze para suprir os atendimentos em um mês.
 
“O Ministério da Saúde possui portarias de auxílio aos municípios atingidos por desastres, e aqui em Roraima eles anualmente são visitados para que em épocas de períodos relacionadas a chuvas, possam pedir essa ajuda do MS. Como ponto focal, nós temos o departamento de vigilância ambiental, que é quem faz essa ponte entre o município e o ministério”, afirmou o gerente da Vigidesastres, Guaracy Cabral.
 
Além do reconhecimento do estado da situação de emergência da cidade fronteiriça, consequência das chuvas intensas, o Governo Federal determinou a condição de calamidade pública.
 
“Ano passo entregamos um kit para o município de São João da Baliza por causa das chuvas, e esse ano em Pacaraima, além da situação de emergência reconhecida pelo Governo de Roraima, o Governo Federal decretou estado de calamidade pública, por conta das fortes chuvas atingindo mais de 8 mil pessoas. Em razão disso, foi solicitado o auxílio a vigilância em desastres”, esclareceu Cabral.
 
VIGIDESASTRES
 
O Vigidesastres é um programa sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O objetivo do órgão é desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles, bem como os danos à infraestrutura de saúde.

SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário