CORRENTE DO BEM: Hemocentro promoverá palestras para captar novos doadores

A ideia é sensibilizar o máximo de pessoas, a fim de aumentar o número de doadores cadastrados / Foto: Ascom/Sesau /

Diante do aumento das demandas por bolsas de sangue pelas unidades hospitalares do Estado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) dará início nesta terça-feira, 20, a uma série de ações de orientação junto a instituições parceiras.
 
Conforme a assistente social da captação de sangue da unidade, Hellen Bessa, as atividades incluem desde a realização de palestras a campanhas de doação in loco. A ideia é sensibilizar o máximo de pessoas, a fim de aumentar o número de doadores cadastrados.
 
“Palestraremos sobre a importância e critérios da doação de sangue, do horário de funcionamento, e formas estratégicas de atender os grupos com interesse em fazer a doação e o fluxo durante a semana. Quando identificamos um grupo com quantitativo acima de 50 pessoas, podemos abrir os atendimentos durante o fim de semana, que acontece no sábado de manhã”, informou.
 
As palestras acontecerão em diferentes instituições de ensino, como a Unama (Universidade da Amazônia), Ceterr (Centro de Educação Técnico e Especializado de Roraima), Uniasselvi (Associação Educacional Leonardo da Vinci). A programação junto a essas unidades seguirá até o fim do mês.
 
“Temos parceiros fundamentais que abriram as portas para nós. Iniciamos com as palestras para identificar também as pessoas com o fator RH negativo, pois observamos que, para um Centro que atende todo o estado, a quantidade de pessoas cadastradas com o fator RH negativo é muito baixa. E percebemos o interesse que esses alunos mostraram ao fazer questionamentos para identificar a forma mais adequada para se preparar para doar”, ressaltou Hellen.
 
AUMENTO DE DOAÇÕES
 
No mês de agosto, o Hemoraima realizou campanhas de captação junto ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) para suprir as demandas de sangue das cirurgias eletivas. Em decorrência disso, a unidade recebeu 1.930 doações.
 
A enfermeira do Hemoraima, Liliana Bezerra, afirmou que o mês de agosto foi muito bom para a unidade, que teve aumento considerável nas doações de reposição. “Agradecemos à população em geral que se manteve firme na doação. Convidamos as pessoas a manterem as doações, precisamos da manutenção desse estoque para que consigamos atender todas as unidades”, destacou.
 
A auxiliar de limpeza Nayara Ribeiro, de 22 anos, decidiu se engajar nessa corrente do bem pela primeira vez. A doação foi direcionada para o seu padrasto, mas o desejo de ajudar a unidade era uma vontade antiga.
 
“Eu sempre quis doar sangue, mas antes não podia porque eu não tinha o peso mínimo. Acho muito bonito quem doa, pois você está salvando várias vidas”, contou a jovem.
 
QUEM PODE DOAR?
 
Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
 
No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.
 
Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
 
Outras informações podem ser obtidas por meio do número 98404-9594.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
20/09 - Campanha de doação (Parceria com Detran-RR);
 
21/09 - Campanha de doação (Parceria com Ceterr);
 
22/09 - Palestra no Centro Universitário Estácio da Amazônia;
 
23/09 - Campanha de doação (Parceria com Ceterr);
 
24/09 - Palestra no Ceterr e campanha de doação (Parceria com Unama e Moto Clube Insano);
 
26/09 - Campanha de doação (Parceria com Ceterr);
 
28/09 - Palestra Uniasselvi e campanha de doação (Parceria com Ceterr);
 
30/09 - Campanha de doação (Parceria com Ceterr).

SUYANNE SÁ
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário