EM OITO MESES: Governo realizou mais de 20 mil procedimentos cirúrgicos

Levando em consideração somente as cirurgias eletivas, o Estado já realizou 10.549 procedimentos / Foto: Secom-RR /

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), não tem medido esforços para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população roraimense.

Nos oito meses deste ano, foram realizados 20.783 procedimentos cirúrgicos nas unidades hospitalares estaduais, um número que vem crescendo a cada dia, principalmente por conta da execução de estratégias para diminuir a fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde), além de investimentos na contratação de profissionais e aquisição de novos equipamentos.

“Estamos trabalhando com responsabilidade e compromisso, mantendo insumos e o fluxo necessário de medicamentos para realização das cirurgias e dando condições de trabalho aos profissionais para que os procedimentos sejam bem executados”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

Levando em consideração somente as cirurgias eletivas, o Estado já realizou 10.549 procedimentos. Esse resultado expressivo foi possível graças ao retorno de cirurgia de vesícula, correção de hérnias e cirurgias ortopédicas.

“Existe uma gama de cirurgias que estão sendo contempladas, como vesícula, cirurgias ortopédicas, pequenas cirurgias, cabeça e pescoço, otorrino, urologia, herniorrafia, restabelecendo, assim, a qualidade de vida dos roraimenses”, completou a diretora do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), Patrícia Renovato.

Outros 10.234 atendimentos estão incluídos entre os procedimentos emergenciais, partos normais e cesarianas.
Bacharel em Direito, Cássia Mariana Nunes, de 25 anos, é mãe do pequeno Tomaz, de 30 dias. Ela falou sobre a experiência que teve quando precisou recorrer aos serviços do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
 
“Confesso que no início tive medo de ir para a Maternidade. Eu estava com 40 semanas de gravidez, e a qualquer momento meu filho poderia nascer. O atendimento foi excelente, foi super rápido. Assim que cheguei uma equipe já me levou para avaliação e fui encaminha para o Centro de Parto Normal. Tinha uma equipe disponível para mim, médicos, enfermeiros, pediatras e todos me deram atenção do início ao fim. Teve um momento que eu já estava sem forças, foi quando a equipe me incentivou e ficou na torcida para eu fazer força pelo meu filho e tudo deu certo”, relatou.

Cássia também ressaltou sobre as orientações que foram repassadas com relação à amamentação e vacinas.

“Eles ensinam a pega correta na hora da mamada e ressaltam a importância de tomar as vacinas, tanto o bebê como a mãe. Como sou mãe de primeira viagem, ensinaram a trocar fralda e limpar o umbigo. Eles também orientam sobre como carregar o bebê e a posição correta para dar de mamar e colocar para arrotar”, destacou.
 
NOVOS EQUIPAMENTOS
 
Para acelerar a realização das cirurgias no Estado, foram comprados para o HGR aparelhos de sistema de vídeo laparoscópico, bombas de infusão, colposcopia com braço pantográfico, oxicapnógrafo, capnógrafos, aspirador de vapores, garrote pneumático eletrônico/manual, bombas de infusão, monitores multiparâmetro, litotriptor intracorpóreo, mesas cirúrgicas, camas para obesos entre outros itens.

Também para cirurgias neurológicas foram adquiridos dois equipamentos de imagem tridimensional, os neuronavegadores, que possibilitam a realização de cirurgias com maior precisão e segurança, além de aparelhos de anestesia, ultrassonografia, torres de videolaparoscopia, monitores multiparâmetro, desfibriladores, coloscópios, ventiladores de transporte, camas elétricas, mesas cirúrgicas e focos auxiliares.

Em maio deste ano, também chegaram 170 escadas com dois degraus, 120 colchões hospitalares, 60 poltronas para acompanhantes, 15 carros de emergência e 9 balanças hospitalares, além de 7 guindastes para auxiliar na locomoção de pacientes com problemas de obesidade.

O Governo de Roraima também investiu na compra de medicamento indicado para o tratamento do infarto agudo do miocárdio e mantém o estoque abastecido.

Além disso, adquiriu 12 aparelhos de anestesia com monitorização de agentes anestésicos; dois desfibriladores cardioversor, com funções adulto; 10 eletrocardiogramas; 54 monitores multiparâmetro, dois microscópios cirúrgicos, para uso em neurocirurgia no HGR; dois sistemas de cirurgias guiadas por imagens, neuronavegador e 30 desfibriladores, totalizando 114 equipamentos.

JOSELINDA LOTAS
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário