Sinjoper inicia campanha para piso salarial dos jornalistas de Roraima na próxima semana

Paulo Thadeu com Sunayra Cabral e Cássio Freitas, em visita à TV Imperial: "É difícil sem um sindicato patronal, mas é buscar esse diálogo com as empresas, para que a categoria possa ter um piso salarial padronizado" / Foto: Divulgação /

A segunda fase do Censo 2022 do Sinjoper (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima), começa na próxima segunda-feira, 15, com visita aos veículos de comunicação (públicos e privados) a fim de fazer um levantamento dos salários pagos à categoria no Estado.

Conforme o presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu Franco das Neves, a falta de um sindicato patronal na área de comunicação social dificulta a definição de um piso salarial para os jornalistas profissionais de Roraima. No entanto, o sindicato decidiu negociar com as empresas, individualmente, um valor que seja aceitável para a categoria.

"Vamos aproveitar a ida às redações para divulgar o nosso censo, que já está ocorrendo desde o início deste mês, para também protocolar ofícios junto às empresas para sabermos a situação salarial que se encontra a categoria em cada instituição. A ideia é que, junto com o censo e com base nessas informações, possamos montar os dados para podermos negociar e propor uma ação enquanto categoria, enquanto piso salarial", explica.

Para Paulo Thadeu, o sindicato não pode ficar inerte a essa discussão diante da ausência de um sindicato patronal. "Fica difícil fazermos essa discussão sem um sindicato patronal, mas é preciso agir, buscar esse diálogo com as empresas, para que a categoria possa ter um piso salarial padronizado, para que nenhum jornalista, nenhum repórter cinematográfico ganhe abaixo daquele valor negociado com as empresas e as instituições", enfatiza.

O censo e o congresso

O Sinjoper realiza, desde o início de agosto, o Censo 2022, a fim de saber quantos jornalistas trabalham em Roraima, quantos estão nas redações, nas empresas, nas instituições públicas, ou até mesmo em outras funções, desde que como profissional do jornalismo.

"O sindicato vem realizando essa campanha através das suas redes sociais, através do site sinjoper.org.br, no sentido envolver toda a categoria, toda a classe, para fazermos um levantamento social, econômico, enfim, de toda a situação dos jornalistas no Estado de Roraima. É importante que todos participem, respondendo ao questionário. O Sinjoper se coloca à disposição, através do telefone 98422-6204, para mais informações junto à categoria", pontua.

- Se você é jornalista e atua em Roraima, clique aqui para participar do censo.

Ainda de acordo com Paulo Thadeu, a visita às redações também tem como objetivo divulgar o I Congresso de Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima, previsto para ser realizado no dia 15 de setembro de 2022, em Boa Vista, com local ainda a ser divulgado.

WIRISMAR RAMOS - da Redação (e-mail: opinativa.net@gmail.com)
Categoria:Política

Deixe seu Comentário