George Melo solicita reforma geral na estrutura do Laboratório de Sanidade Animal do Estado

George Melo: "Antes os exames realizados no laboratório levavam 48 horas para o resultado, agora, devido às más condições do local, os exames estão sendo enviados para outros estados e levam cerca de 10 dias para retornar a Roraima" / Foto: Márcio Magalhães /

Criadores de equinos e pecuaristas do Estado solicitaram ao deputado George Melo, providências, quanto a manutenção de equipamentos e reforma geral do LASAN (Laboratório de Sanidade Animal do Estado) mantido pela Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima, local responsável por realizar serviços de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina - AIE. 

Segundo relatos dos criadores de equinos e idealizadores de eventos de corridas de cavalos e vaquejadas, eles estão amargando prejuízos, por conta do cancelamento do credenciamento do laboratório pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) devido o local, não está de acordo com as especificações da Instrução Normativa nº 34 de 14 de julho de 2011, que estabelece a conformidade, certificação válida e ativa junto ao Inmetro.

Em decorrência dessa situação, o deputado George Melo (Podemos) apresentou a Indicação nº 343/2022, que solicita reforma geral da estrutura física do Laboratório de Sanidade Animal do Estado, manutenção anual dos equipamentos e o retorno da realização dos exames no local.

“Os exames de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina estão tendo que ser enviados para laboratórios de outros estados, credenciados pelo MAPA, por falta de estrutura no LASAN. Por conta disso, os exames que antes, eram realizados em até 48 horas no local, agora levam 10 dias para retornar a Roraima. A demora, tem prejudicado a cadeia produtiva local, que atende outros mercados, como por exemplo, o Estado do Amazonas que não possui laboratório”, explicou. 

A indicação estabelece ainda, que seja realizada uma capacitação para os técnicos que atuam no local, aquisição de materiais permanentes, EPI e EPC e reagentes para análises. 

“Todos esses serviços são importantes para o retorno e excelência dos exames do LASAN. A indicação é um avanço para os criadores de equinos, pecuaristas e profissionais que realizam vaquejadas e corridas de cavalos no interior do Estado”, ressaltou. 

A indicação foi encaminhada ao Poder Executivo do Estado.

ELIVANE FREITAS
Categoria:Política

Deixe seu Comentário