URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: Sesau promove curso com simulação realística para profissionais do Samu

O curso é baseado na metodologia adotada pelo hospital Albert Einstein / Foto: Ascom/Sesau /

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira, dia 12, o curso de atualização em atendimento pré-hospitalar com uso de simulação realística para os socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) dos municípios de Roraima.
 
A solenidade de abertura ocorreu pela manhã, no auditório da Etsus (Escola Técnica do Sistema Único de Saúde). A Secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, ressaltou a importância da atividade para a formação dos profissionais.
 
“Eu fico extremamente satisfeita em saber que a cada passo dado, nós reforçamos a nossa intenção de melhorar os serviços [do Samu] para a população, oferecendo um atendimento de qualidade e respeito. Essa é a forma de trabalhar do Governo do Estado, dando qualificação aos nossos profissionais, e assim melhorar a cada dia o atendimento para quem precisa da saúde”, disse.
 
O curso é baseado na metodologia adotada pelo hospital Albert Einstein, no qual os instrutores são formados. 80% das atividades práticas faz uso utilizo manequins e atores, e a programação contará também com uma simulação realística que está programada para acontecer no sábado, dia 14, às 13 horas na Praça do Centro Cívico.
 
Segundo o gerente da Regulação de Urgências e Emergências Médicas do Samu Roraima, Raimundo Soten, a ideia da simulação é avaliar a postura dos participantes diante de um desastre real, fazendo com que eles possam colocar em prática tudo o que aprenderam junto aos instrutores do curso.
 
“A gente expõe nessa simulação as várias intempéries que possam acontecer, ou seja, chuva intensa, um calor mais forte, a pressão da população nessas situações. E nisso, nós fazemos a observação do atendimento, a avaliação primária e principalmente testar o psicológico desse profissional”, reforçou.
 
Soter destacou ainda que o curso é apenas um dos investimentos feitos pelo Governo do Estado nas unidades do Samu. As atividades desenvolvidas ganharão ainda o reforço do Samu+, que é uma growth start-up especializada em sistema integrado de atendimento em urgência e emergência. A novidade está em fase de implantação e ajudará a otimizar o atendimento ao público e a comunicação entre as bases.
 
“A prática é essencial para que essas equipes atuem, e pra isso, eles precisam de treinamentos e capacitações recorrentes”, acrescentou.
 
MELHORANDO O CONHECIMENTO
 
Ao todo, cerca de 60 alunos estão participando do curso. Diretora Geral da Etsus, Renata Garcia revelou os profissionais foram separados em quatro turmas, sendo a grande maioria delas formada por iniciantes nos serviços do Samu.
 
“São quatro turmas, sendo três delas com os novos profissionais do Samu que vão estar em três dias intensos, em horário integral, e nós finalizaremos cada etapa dessa com a simulação realística que vai acontecer na Praça do Centro Cívico, onde eles terão a oportunidade de colocar em prática o que elas aprenderam no decorrer desses dias”, pontuou.
 
Além de instrutores locais, o curso também conta com a presença de profissionais que atuam em outros estados, como é o caso do Tenente enfermeiro José Helinado Costa, do Corpo de Bombeiros do Amazonas.
 
“As expectativas são as melhores, pois estaremos realizando essa simulação da forma mais realista, com manequins, atores e uso maquiagem cenográfica. A intenção de tudo isso é qualificar os socorristas, para que eles possam realizar o atendimento da melhor forma possível”, completou.
 
Para a enfermeira Tarcila Aberth, a ação é uma oportunidade para que todos os profissionais possam melhorar ainda mais os seus conhecimentos sobre o órgão onde atuam.
 
“Eu espero que cada profissional possa aproveitar bastante [o curso], que eles possam usufruir, tirar as suas dúvidas que realmente seja um curso que tire a dúvida de cada um [dos participantes]”, salientou.

DA REDAÇÃO
Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário