CONTRA A VIOLÊNCIA: Programa Justiça Comunitária do TJRR realiza palestras em escolas estaduais de Roraima

Temas como violência doméstica, bullying e escuta empática fazem parte dos temas desenvolvidos pelo programa Justiça Comunitária / Foto: Nucri/TJRR /

Combater a violência e o bullying no âmbito escolar é uma das propostas do Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), que em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED), dará continuidade neste mês de maio, às ações de combate a violência nas Escolas Estaduais de Roraima.

As oficinas Escola Restaurativa ocorrerão a partir do dia 12 de maio e nas escolas Coronel da Polícia Militar Derly Luiz Vieira Borges, Professora Maria dos Prazeres Mota, Colégio Militar Estadual, Escola Estadual Maria das Dores Brasil e Escola Estadual Jesus de Nazareno.

Segundo a coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJRR, Marcelle Wottrich, desenvolver estruturas de combate a violência doméstica e contra o bullying  nas escolas, é um trabalho que requer a participação de toda a comunidade escolar.

"Vivenciar diálogos nas escolas sem violência requer o envolvimento de todos. É por isso que o Programa reforça a necessidade de que toda a escola receba essa capacitação. No momento está sendo trabalhada por meio das palestras e rodas de conversa",  concluiu.  

Em abril o Programa Justiça Cidadã do TJRR, atendeu quatro escolas estaduais e realizou 18 palestras com os mais variados temas sobre violência e bullying, em destaque a palestra  “Comunicação Não Violenta”.

Marcelle ressalta que as escolas possuem autonomia para solicitar que outros temas sejam abordados de acordo com a proposta elaborada.

JUSTIÇA COMUNITÁRIA: Criado em 2006 o programa Justiça Comunitária é fruto de uma parceria entre o Poder Judiciário e o Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). Ele auxilia na mediação e gerenciamento de crises no ambiente escolar com o intuito de reduzir a violência, os casos de bullying,  os conflitos familiares e as tentativas de suicídio.

DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário