QUALIDADE DE VIDA: Tribunal de Justiça de Roraima lança programa Primeiros Passos

As ações são direcionadas a magistradas e servidoras gestantes, bem como para magistrados e servidores que tiverem filhos de até 3 anos e 11 meses de idade / Foto: Nucri/TJRR /

Nesta terça, dia 18, o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) lançou o programa Primeiros Passos, estabelecendo práticas voltadas à primeira infância. As ações são direcionadas a magistradas e servidoras gestantes, bem como para magistrados e servidores que tiverem filhos de até 3 anos e 11 meses de idade. O lançamento ocorreu de forma online e as assessorias do programa iniciarão no dia 30 de janeiro. 

As iniciativas são destinadas ao desenvolvimento dos filhos na primeira infância e envolvem atividades centradas na criança, focadas na família e baseadas na comunidade, com o intuito de favorecer a formação e a consolidação de vínculos afetivos e estimular o desenvolvimento integral na primeira infância.

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, destaca que o programa demonstra o cuidado do Poder Judiciário com as famílias. 

“Hoje se inaugura uma data importante em relação ao Programa Primeiros Passos. A preocupação da administração diz respeito à qualidade de vida dos nossos profissionais, e isso se estabelece hoje com incremento da parentalidade responsável, fazendo com que haja um cuidado maior em relação aos filhos de magistrados e servidores. Esse é um dos objetivos da atual administração: trabalhar com as pessoas e valorizar o ser humano”.

O programa é uma iniciativa pioneira do Poder Judiciário de Roraima e integra um conjunto de iniciativas inovadoras do TJRR no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham no judiciário roraimense. 

Segundo o secretário-geral do TJRR, Felipe Queiroz, o programa Primeiros Passos surgiu da perspectiva de reforçar a política de qualidade de vida, impactando também positivamente no desempenho de magistrados e servidores. 

“Nós temos como algo muito valioso a nossa família, os filhos. Ao idealizar o programa, sabíamos que isso impactaria positivamente na produtividade de magistrados e servidores, a partir do momento que a gente tem o cuidado, o zelo maior com os filhos daqueles que são responsáveis pela prestação jurisdicional do poder judiciário, resultando em uma parentalidade responsável”. 

O objetivo principal é promover condições favoráveis para uma melhor experiência da primeira infância na vida de mamães e bebês, impulsionando o desenvolvimento integral da criança, como destaca a pedagoga do programa, Jane Dryelle. 

“As assessorias serão por meio de encontros presenciais. Vamos desenvolver com profissionais especializados na área da infância, para atender e fortalecer os vínculos nesse momento da primeira infância”.

Assim, além de poder solicitar o teletrabalho (parcial ou total) no primeiro ano de vida de seus filhos, magistradas, magistrados, servidoras e servidores também podem ter acesso as palestras, oficinas e projetos multidisciplinares, todos presenciais, que serão voltados para cada fase de desenvolvimento das crianças.

A servidora Paloma Cruz ressalta a importância do projeto para o desenvolvimento dos filhos em todas as etapas. 

“Eu tenho dois filhos que vão ser beneficiados pelo Programa Primeiros Passos, e, pela apresentação que eu tive hoje, vi que vai ser muito importante pro desenvolvimento dos meus filhos, para que eles possam ser adultos corretos, adultos íntegros, e eu tô muito feliz com essa implantação desse projeto, e eu não vejo a hora de sair correndo inscrever eles para que eles possam ser beneficiados e eu também; a minha família inteira”.

Papai de primeira viagem, o servidor Daniel Lineke comenta que o programa vai auxiliar em todo o processo de criação da filha recém- nascida. 

“Com uma bebê de 20 dias, marinheiro de primeira viagem, me sinto mais capaz, pois tenho o suporte do programa Primeiros Passos que nos trará especialistas para nos orientar”.

DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário