Projeto sustentável do TRT-11 recolhe 44.510 kg de pilhas e baterias usadas

Chamado de ‘Papa Pilhas’, projeto instalou coletores em todos os prédios do Regional / Foto: Ascom/TRT-11 /

Entre 2019 e 2021, foram recolhidos 44.510 quilos de pilhas e baterias inservíveis dos coletores disponibilizados nos prédios do Tribunal Regional do Trabalho da 11a Região – Amazonas e Roraima (TRT-11). O Projeto Papa Pilhas, desenvolvido pela seção de Gestão Socioambiental, faz parte do Programa TRT-11 Sustentável e vem sendo executado com auxílio da Seção de Manutenção e da Zeladoria.O projeto também ganhou o apoio da presidência do TRT-11, da Corregedoria Regional e do Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro.

A presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, destacou o papel social dos órgãos públicos pela sustentabilidade: “Muitas vezes temos dificuldades de encontrar locais adequados para descartar materiais que não podem ser depositados em lixo comum, por serem tóxicos e altamente prejudiciais ao meio ambiente, com é o caso das pilhas. É de extrema importância que os órgãos públicos cumpram seu papel social, oferecendo suporte ao público interno e aos frequentadores dos prédios públicos. Proteger o meio ambiente é nossa obrigação e estamos fazendo a nossa parte em oferecer estes pontos de coleta nos prédios da Justiça do Trabalho do Amazonas e de Roraima”, declarou a presidente.

Pontos de coleta permanentes

A disponibilização permanente de pontos de coleta de pilhas e baterias visa diminuir o impacto ambiental que o descarte incorreto desses produtos gera no meio ambiente, em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010). Esta política estabelece as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, bem como as responsabilidades dos geradores de direito público.

Atualmente é possível descartar o material no Prédio-sede do TRT-11, no bairro Praça 14; no Fórum Trabalhista de Manaus/AM, localizado na rua Ferreira Pena, Centro; no Fórum Trabalhista de Boa Vista/RR, localizado na rua Avenida Benjamin Constant, Centro; e nas 10 Varas do Trabalho do Interior do Amazonas: em Tefé, Coari, Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Lábrea, Eirunepé, Humaitá e Presidente Figueiredo. Todo o material coletado será encaminhado para projetos que possibilitem a destinação ambientalmente adequada, evitando que seja enviado para aterros sanitários e contaminem o solo, reservatórios de água e plantações.

FONTE: PORTAL TRT-11
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário