Dezembro verde alerta sobre maus tratos aos animais de estimação

Segundo a OMS, a estimativa é que 30 milhões de cães e gatos vivem desabrigados no Brasil / Foto: Divulgação /

Durante todo este mês, é realizada a campanha Dezembro Verde com a intenção de alertar a população sobre as consequências e o enfrentamento aos maus-tratos de animais de estimação.

Apesar de não existir estatísticas oficiais, a estimativa segundo a  OMS (Organização Mundial da Saúde) é que 30 milhões de cães e gatos vivem desabrigados no Brasil.

A escolha deste mês está ligada ao aumento no abandono de pets. Isso acontece pelo período de viagens, com o início das férias escolares e as festas de fim de ano.

As ações buscam promover a importância da guarda responsável e lembrar que abandonar ou maltratar animais é crime previsto em Lei Federal.  

Em setembro do ano passado, a lei foi reforçada e as penas aumentadas, é o que explica Ana Paula Vasconcelos, vice-presidente da Comissão de Direito dos Animais da OAB no Distrito Federal.

Ao comprar ou adotar um animal de estimação, o tutor se compromete a assumir deveres para promover o bem-estar do bicho e garantir sua saúde e integridade física.

As maiores causas de abandono estão ligadas a doenças dos pets, problemas com adaptação, convívio com crianças e idosos e a mudança na condição financeira das famílias.

Portanto, no mês em que é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Animais (10 de dezembro), a recomendação é para que as pessoas não adotem ou comprem um animal por impulso, pois são vidas que dependem dos seus tutores.

FONTE: RADIOAGÊNCIA NACIONAL
Categoria:Justiça

Deixe seu Comentário